em

Concessão do Terminal de Celulose do Porto de Paranaguá é assinada

A concessão do Terminal de Celulose do Porto de Paranaguá para a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, foi assinada quinta-feira (27) pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e o governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior. A companhia venceu a licitação do armazém do Porto em leilão realizado em agosto de 2019, na sede da B3, em São Paulo.

O Porto de Paranaguá é um dos mais importantes do Brasil e a principal rota de escoamento da produção da Klabin no Estado, que terá aumento nos volumes de exportação com o início da operação do Projeto Puma II, em construção. A área arrematada compreende 27.530 m², com prazo de concessão de 25 anos, podendo se prorrogar por mais 45. "O novo terminal logístico trará eficiência operacional de longo prazo para a Klabin, garantindo altos níveis de produtividade logística e adição de competitividade aos produtos da empresa. Nossa presença nos mercados globais será  ainda mais robusta e ágil", afirma Sandro Ávila, diretor de Planejamento Operacional, Logística e Suprimentos.

O Terminal possui conexões viárias e ferroviárias, e o projeto do armazém acomodará novos ramais ferroviários para descarga, que permitirão a transferência de fardos para caminhões que seguem para o carregamento dos navios. Ao todo, estão previstos investimentos de cerca de R$ 130 milhões, que serão realizados até 2022. Com os aportes, o novo Terminal poderá atingir a capacidade de movimentar 1,2 milhão de toneladas de produto por ano, e terá característica híbrida, operando celulose em fardos e bobinas de papel.

"Este empreendimento reforça ainda mais a importância da Klabin para o Paraná e é um investimento que também mostra o reconhecimento da empresa pelo potencial do nosso Estado. Certamente teremos aqui um terminal logístico modelo, com um nível de excelência que é característico em todas as unidades da Klabin", disse Ratinho Júnior, Governador do Estado do Paraná.

Operação em Paranaguá

Desde 2016, a Klabin mantém uma Unidade de Logística de Papel e Celulose no Porto de Paranaguá, projetado para atender a produção da Unidade Puma, fábrica da companhia localizada em Ortigueira (PR), única do país a produzir celuloses branqueadas de fibra curta, fibra longa e fluff, na mesma planta. A Unidade de Logística possui capacidade de movimentar 1 milhão de toneladas de matéria-prima anualmente e somará sinergias com a nova área arrematada. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.