em

Começaram as primeiras imunizações contra a dengue no mundo

Foto: Arquivo/DC

Divulgação

Sanofi Pasteur, a divisão de vacinas da Sanofi, anunciou hoje que foi iniciada nas Filipinas a imunização com sua vacina contra dengue após o país receber oficialmente o primeiro embarque da vacina no início deste mês.

A vacina tetravalente contra a dengue foi aprovada nas Filipinas em 22 de dezembro de 2015 para a prevenção contra esta doença causada pelos quatro sorotipos de dengue, em indivíduos com idade entre 9-45 anos que vivem em áreas endêmicas. A vacina é administrada em três doses administradas ao longo de um período de um ano.

A Ásia enfrenta 70% da carga global da dengue, estimando-se cerca de 67 milhões pessoas acometidas pela doença anualmente. Só nas Filipinas, mais de 110.000 pessoas em média contraem a dengue todos os anos. Países endêmicos têm gasto anual estimado de 6,5 bilhões de dólares em custos diretos e indiretos por causa da dengue.

“Isto é, sem dúvida, um momento importante na história da Vacinologia”, declarou Guillaume Leroy, vice-presidente da Dengue Company da Sanofi Pasteur. “A disponibilidade da vacina contra dengue da Sanofi Pasteur, para administração pelos planos de saúde nas Filipinas, a ser seguida de perto pelo início de um programa de imunização pública no país, é um evento histórico para a prevenção mundial da dengue e uma grande conquista para o povo das Filipinas.”

A dengue é uma ameaça crescente de saúde pública nos países tropicais e subtropicais na Ásia e na América Latina. Uma doença urbana, essencialmente encontrada em mais de 120 países onde metade da população mundial vive, a dengue atinge, geralmente, sob a forma de surtos imprevisíveis, capazes de paralisar sistemas de saúde e interromper a atividade socioeconômica nesses centros urbanos.  A Sanofi Pasteur está introduzindo sua vacina contra a dengue, primeiro nos países endêmicos, como as Filipinas, onde a vacina tem grande potencial de reduzir a carga mundial da doença e ajudar estes países a atingir o objetivo da Organização Mundial da Saúde de reduzir a mortalidade por dengue em 50% e a morbidade em 25%  até 2020 nos países endêmicos.

Além das Filipinas, a vacina contra dengue da Sanofi Pasteur está também aprovada no México, Brasil e em El Salvador, que, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, enfrenta 83% da carga da dengue nas Américas.

 

Sobre a vacina

Além das Filipinas, a vacina contra dengue da Sanofi Pasteur está também registrada no México, Brasil e em El Salvador. O processo de análise regulatória da vacina contra dengue da Sanofi Pasteur continua em outros países onde a dengue é uma prioridade de saúde pública.

A vacina contra dengue da Sanofi Pasteur é o fruto de mais de duas décadas de inovação científica e de colaborações, e dos 25 estudos clínicos em 15 países em todo o mundo. Mais de 40.000 voluntários participaram no programa de estudos clínicos da vacina contra dengue da Sanofi Pasteur (fase I, II e III), sendo que 29.000 receberam a vacina.

As análises de segurança integrada e eficácia combinada, a partir dos dados dos estudos de eficácia de fase III de 25 meses e os estudos de acompanhamento de longo prazo em curso, foram publicados no The New England Journal of Medicine em 27 de julho de 2015, reconfirmando o perfil consistente de eficácia e o perfil de segurança duradouro na população de estudo com idade entre 9-16 anos. Na análise combinada de eficácia nesta faixa etária, a vacina contra dengue da Sanofi Pasteur demonstrou reduzir os casos de dengue causada pelos quatro sorotipos em dois terços dos participantes e evitou 8 em 10 casos de hospitalização e 93% dos casos da dengue grave.

A vacina contra dengue da Sanofi Pasteur é a primeira vacina no mundo a ser aprovada para a prevenção contra a dengue. As primeiras doses da vacina foram produzidas na França, em uma fábrica para produção dedicada à vacina, com capacidade máxima de produção de 100 milhões de doses anuais. A chegada oficial do embarque da vacina contra dengue da Sanofi Pasteur nas Filipinas foi anunciado no início deste mês.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.