Sessão extraordinária durante recesso será convocada para aprovar fusões de secretarias, alterações na estrutura da Prefeitura e outros projetos de interesso do Executivo
A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa deverá ter uma sessão extraordinária nos próximos dias, interrompendo o recesso do Legislativo. O objetivo do Executivo é colocar apara votação e aprovação as reformas administrativas propostas pelo prefeito Marcelo Rangel (PPS) para o seu segundo mandato.
O calendário do Legislativo ponta-grossense prevê que as sessões sejam retomadas somente no dia 15 de fevereiro, e para que uma sessão extraordinária ocorra, é necessária uma convocação feita pelo Executivo. A expectativa é que na próxima semana venha a ocorrer a votação extraordinária. Até o momento não chegou nenhum pedido de convocação da Prefeitura, informou o presidente da Casa, Sebastião Mainardes (DEM).
A pauta que deverá ser analisada pelo Legislativo deve contemplar algumas das mudanças já anunciadas por Rangel no início de seu segundo mandato, mas que precisam ser submetidas à aprovação da Câmara.
Entre as propostas do Executivo estão a fusão das secretarias de Administração e Recursos Humanos, a inclusão da Fundação de Turismo sob a tutela da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional. Outro item da reforma administrativa proposta por Rangel para o seu segundo mandato e que deverá ser submetida para análise do Legislativo é a extinção da TV Educativa. Outro item que pode vir a ser incluído na pauta é a redução de cargos comissionados. Todas as medidas já anunciadas por Rangel foram justificadas como ações de contenções de gastos.
A tendência é que o Governo não encontre grande resistência para aprovar sua reforma administrativa, já que boa parte da nova formação do Legislativo se declara da base governista, além de outros terem tendência a se alinhar com o Executivo.
Mercado
Além das mudanças na administração, o Executivo também pode aproveitar a sessão extraordinária para encaminhar outros projetos que sejam de seu interesse. Uma dessas possibilidades é um pedido de concessão do Mercado Municipal para o projeto de revitalização do local.