em

BC implementa Pix Agendado Recorrente e anuncia lançamento de Pix por aproximação

Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Desde a última segunda-feira (28), as instituições financeiras brasileiras são obrigadas a oferecer o serviço de Pix Agendado Recorrente, conforme determinação do Banco Central (BC). Essa exigência, estabelecida por resolução publicada em dezembro de 2023 e revisada em julho de 2024, visa facilitar o agendamento automático de pagamentos periódicos.

Com o Pix Agendado Recorrente, usuários podem programar transferências de mesmo valor para serem debitadas de forma recorrente, sempre na mesma data, sem precisar repetir a operação mensalmente. O serviço está disponível para transações tanto entre pessoas físicas quanto para profissionais e empresas com CNPJ, permitindo agendamentos automatizados para pagamentos regulares.

Pix por aproximação é anunciado

Além da nova funcionalidade do Pix Agendado, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou que o BC lançará a opção de pagamento por aproximação via Pix, similar ao sistema de “cartão por aproximação. De acordo com Campos Neto, essa tecnologia será inicialmente disponibilizada para dispositivos Android, com parcerias estabelecidas com o Google e em fase de negociação com a Apple.

A nova função promete simplificar ainda mais as transações via Pix: o usuário precisará apenas realizar dois toques no celular para completar o pagamento, sem a necessidade de abrir o aplicativo bancário para escanear o QR Code, como ocorre atualmente. A previsão é de que o sistema esteja disponível até o fim do ano.

Lia mais: Decreto cria regras para circulação de cães de assistência em PG

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.