em

Atividade física pode causar flacidez dos seios

Divulgação

Um top ideal pode ajudar na prática de exercícios

Do yoga à corrida, da caminhada às aulas de jump – estudos mostram que os exercícios físicos podem provocar a distensão das fibras de colágeno do tecido mamário e, consequente, a flacidez dos seios.

Os efeitos da atividade física sem um top com a sustentação correta podem ser sentidos a curto prazo – dores e desconforto – e a médio e longo prazos, com o aparecimento de estrias e flacidez. “Em mulheres que possuem implantes mamários, quanto mais pesados esses implantes, mais precocemente são percebidos esses efeitos”, afirma o cirurgião plástico paranaense Ralf Berger.

Um estudo realizado pelo Grupo de Pesquisa da Saúde da Mama, da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, com mulheres dos mais variados tamanhos de seios, revela que 72% delas relataram dor ou desconforto durante os exercícios – fator que faz com que, muitas vezes, abandonem ou adiem a prática esportiva.

A pesquisa também revelou que os seios apresentam três planos de movimento durante o exercício: vertical, horizontal e lateral, podendo oscilar até 21 cm durante a prática do esporte. Tal impacto força os ligamentos de Cooper, única sustentação natural das mamas.

Os problemas da falta de sustentação ou da sustentação incorreta do seios durante o movimento não se restringem ao tórax. Os estudos britânicos comprovaram que correr sem a sustentação adequada para os seios exige mais força nas pernas, aumentando o impacto contra o chão em até 27% e ampliando o risco de lesões. Já o uso de tops esportivos reduz em até 55% a atividade do músculo peitoral – resultado diretamente ligado à preservação da saúde dos seios e das pernas.

Depois de quatro anos de pesquisa, a Liz acaba de lançar a Liz Sport, uma linha criada para atender a mulher neste momento especifico, com produtos de alta performance. O destaque são os Tops Firmes que reduzem o impacto dos seios em até 78%, garantindo segurança, conforto e bem-estar. “Usar o top certo é tão importante quanto escolher o tênis correto”, afirma a diretora de operações e estilo da Liz, Ligia Buonamici Costa.

São três Tops Firmes divididos em duas categorias: médio e alto impacto O efeito é resultado de duas técnicas de construção de produto: compressão e encapsulação – obtidas através de uma sobreposição de camadas de tecidos respiráveis com elasticidades controladas, bojos, reforços e elásticos adequados. Outro detalhe importante é a angulação das alças. “A distribuição correta da pressão nas costas e nos ombros garante que a mulher fique mais confortável e não sinta dores”, explica Lígia.

De acordo com a proprietária da Liz Pátio Batel, em Curitiba, Alison Mazza Lubascher, para escolher o top, o importante é identificar o nível de impacto da atividade física. Na sequência, saber o tamanho ideal do top, de acordo com a proporção entre os seios e as costas. Para isso, a Liz oferece a consultoria gratuita Liz Fit Sense, a fim de proporcionar a segurança de adquirir o sutiã e o top no tamanho correto.

Três dicas de Alison Lubascher para escolher o top ideal:

1 – Sustentação e Segurança – É preciso que o top proporcione a sustentação necessária dos seios, garantindo segurança na prática da atividade física.

2 – Tamanho – Os tops firmes vão além dos tradicionais tamanhos P, M e G, atendendo mulheres que tem diferentes tamanhos de costas e seios. Neste caso, cada tamanho de costas atende dois tamanhos de seios. Exemplo prático: o tamanho 40 BC é apropriado para mulheres de costas 40 e seios 40 e 42. Já o tamanho 40 DDD atende as de costas 40 e seios 44 e 46. Faça a consultoria Fit Sense gratuitamente e descubra o seu tamanho correto.

3 – Teste – Assim como na compra de um tênis, não adianta comprar o seu top sem experimentar e fazer um pequeno teste. Pule, faça movimentos que simulem um exercício. Dessa forma, você terá mais segurança em relação à escolha que está fazendo.

Especificações dos produtos:

Top Firme 500 – sem bojo, elaborado em TEC 3D (tecnologia sem costura), é indicado para atividades de médio impacto, que não envolva correr e pular. É elaborado por camada dupla e tecida com pontos, texturas e dimensionais, que controlam ergonomicamente a elasticidade.

Top Firme 501 – também indicado para atividades de médio impacto, tem camada interna com bojos e sem aro, capaz de comprimir e encapsular os seios, além de disfarçar os mamilos.

Top Firme 502 – o único apropriado para exercícios de alto impacto. Sua modelagem menos decotada é fundamental para a sustentação adequada dos seios durante a prática de atividades que tenham movimentos com fortes deslocamentos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.