em

10% dos casos são diagnosticados em estado avançado

No Brasil, 68,8 mil novos casos de câncer de próstata surgem a cada ano, dos quais 10% são diagnosticados em estágio avançado, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) indicam que 51% dos homens nunca consultaram um urologista.

De acordo com o urologista Bernardo Sobreiro, que tem uma clínica em Ponta Grossa, as projeções apontam que aos 40 anos de idade, um em cada 500 homens é diagnosticado com câncer de próstata. Aos 70 anos, essa taxa se eleva para um em cada nove homens. “É importante ressaltar que mais de 75% dos homens que apresentam câncer da próstata têm idade superior a 65 anos”, revela.

Fatores de risco

Segundo Bernardo, estudos demonstraram que o câncer de próstata possui forte componente hereditário. Homens que possuem parente em primeiro grau com câncer de próstata apresentam duas vezes mais risco de desenvolver a doença. Quando dois parentes de primeiro grau têm diagnóstico de câncer de próstata, esse risco é cinco vezes maior e quando três parentes em primeiro grau apresentam neoplasia maligna de próstata o risco é 11 vezes mais elevado. Além disso, o consumo de gordura animal pode ser um fator preponderante.

LEIA MAIS NA EDIÇÃO IMPRESSA DO DC

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.