em

Novembro Azul alerta homens sobre o câncer de próstata

A campanha Novembro Azul conscientiza a sociedade, em especial, os homens sobre as principais doenças que afetam o público masculino. A mais grave é o câncer de próstata. Uma estimativa do Ministério da Saúde aponta que, para esse ano, estão previstos cerca de 70 mil novos casos da doença. A campanha tem o objetivo de alertar sobre os exames de rotina e a descoberta precoce da doença para aumentar as chances de cura.

"O exame de próstata é indicado para homens a partir dos 50 anos de idade. No entanto, para aqueles que já têm histórico de doença na família, o conselho é que procurem um médico a partir dos 45 anos", explica o médico urologista, Bruno Fontoura.

Campanha tem o objetivo de alertar homens sobre cuidados com a saúde. (Foto: José Aldinan)

De acordo com o especialista, o câncer de próstata também costuma ser mais incidente em homens negros. "A incidência é maior por conta de fatores genéticos, por isso, a probabilidade do surgimento de tumores com agressividade maior", diz.

O câncer de próstata costuma ser silencioso e não apresenta sintomas. "Por isso é importante a realização dos exames de sangue (PSA) e o toque. Com o passar da idade, aumentam as chances do surgimento da doença de uma forma cada vez mais agressiva. Mas, se descoberto precocemente, as chances de cura são de 90%", comenta o urologista.

Exames

O exame do toque retal é realizado pelo médico no consultório durante uma consulta com urologista. Este exame é muito rápido, demorando cerca de um minuto e indolor. No procedimento, o médico pode avaliar se a próstata parece maior ou mais dura do que deveria.

Já o exame de sangue PSA é feito a partir de um exame de sangue comum que avalia o marcador tumoral PSA. Caso o valor indique um aumento, pode apontar problemas como inflamação da próstata ou câncer.

"Vemos que os homens se preocupam cada vez menos com a qualidade de vida. É necessário deixar o medo do exame de lado e ver o quanto a saúde é mais importante", alerta Fontoura.

HU vai ofertar exames na próxima semana

O Hospital Universitário vai ofertar, no próximo dia 12, várias ações da campanha Novembro Azul. No local serão realizados exames de próstata, ultrassom de bolsa escrotal e atendimentos aos problemas da sexualidade do homem. Também serão ofertados exames de aferição de pressão arterial e glicemia, atividades físicas, cortes de barba e cabelo, além de exposiçao de carros antigos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.