em

Câncer de próstata: 5 maneiras de prevenção

A campanha Novembro Azul conscientiza a sociedade, em especial, os homens sobre as principais doenças que afetam o público masculino. A mais grave é o câncer de próstata. Uma estimativa do Ministério da Saúde aponta que, para esse ano, estão previstos cerca de 70 mil novos casos da doença.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde revelaram que, somente em 2017, foram registradas 990 mortes por este tipo de câncer.

Em Ponta Grossa, a situação é ainda mais preocupante. Em três anos, as mortes de homens em decorrência da doença aumentaram 53,5% na cidade.

Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata

Campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul têm o objetivo de alertar sobre os exames de rotina e a descoberta precoce do câncer de mama e de próstata para aumentar as chances de cura. No caso da próstata, é preciso ficar atento sobre as diversas formas de prevenir o surgimento da doença.

"O slogan da campanha refere-se aos cuidados que o homem deve ter de novembro a novembro, sempre buscando hábitos saudáveis e uma boa qualidade de vida. É preciso conhecer o seu próprio corpo, verificar mudanças na coloração da urina, dificuldades em esvaziar a bexiga, além de evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabagismo", comenta Carolina Poliquesi, chefe da Divisão de Atenção à Saúde do Homem da Secretaria Estadual de Saúde.

O homem deve ter cuidados de novembro a novembro, buscando hábitos saudáveis e qualidade de vida. (Foto: José Aldinan)

 

De acordo com o médico urologista, Bruno Fontoura, do Hospital Universitário dos Campos Gerais, homens com 50 anos devem realizar o exame de toque. "O exame de próstata é indicado para homens a partir dos 50 anos de idade. No entanto, para aqueles que já têm histórico de doença na família, o conselho é que procurem um médico a partir dos 45 anos", explica o médico urologista, Bruno Fontoura.

O câncer de próstata costuma ser silencioso e não apresenta sintomas. "Por isso é importante a realização dos exames de sangue (PSA) e o toque. Com o passar da idade, aumentam as chances do surgimento da doença de uma forma cada vez mais agressiva. Mas, se descoberto precocemente, as chances de cura são de 90%", comenta o urologista.

5 maneiras de prevenção

  1. Evite hábitos que não são saudáveis: Tanto o cigarro quanto o álcool são substâncias identificadas. No caso específico da população masculina com mais de 35 anos, suas toxinas nocivas passam a representar um grave perigo para a saúde da próstata.
  2. Exercite-se: Atividades físicas contribuem para a saúde do organismo e ao praticá-las regularmente, há a redução de armazenamento de toxinas e a regulação considerável das probabilidades de estar com sobrepeso.
  3. De olho na alimentação: Estudos têm demonstrado que a má alimentação tem uma incidência representativa nos casos de câncer de próstata.
  4. Cuidado com os Remédios: Muitos medicamentos de consumo convencional são utilizados de maneira abusiva e improvisada pelos pacientes. Isto contribui para o acúmulo de uma série de elementos químicos em nosso organismo.
  5. Aumente suas atividades sexuais: Estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde têm demonstrado que atividades sexuais frequentes e saudáveis podem chegar a reduzir em ao menos 47% da probabilidade de contrair o câncer de próstata.

Ações de incentivo à prevenção

HU ofertou exames diversos para incentivar cuidados dos homens com a saúde. (Foto: José Aldinan)

 

Para incentivar os homens sobre os cuidados e prevenção, o Hospital Universitário de Ponta Grossa ofertou, na última segunda-feira (12), várias ações da campanha Novembro Azul.

No local foram realizados exames de próstata, ultrassom de bolsa escrotal e atendimentos aos problemas da sexualidade do homem. Também foram ofertados exames de aferição de pressão arterial e glicemia, atividades físicas e cortes de barba e cabelo.

"O nosso objetivo foi oferecer uma oportunidade do homem se atentar aos cuidados que ele deve ter com a sua saúde. As mulheres têm o costume de fazer diversos exames ofertados pelo SUS, como preventivos, mamografias. E com os homens é diferente. Por isso, quisemos trazer eles para perto, oportunizando estes exames aqui no hospital", disse a médica Tatiana Cordeiro, diretora geral do Hospital Universitário.

Veja a entrevista completa no vídeo:

Preocupação com o Câncer de Próstata

Preocupado com a saúde, o comerciante Daranline Cordeiro Koteski, 45 anos, procurou o Hospital Universitário para agendar o seu exame de próstata. "Minha mãe sempre comentava sobre o perigo e sobre os cuidados com a saúde. É a minha primeira vez que eu vou fazer e não sinto medo", comemora. Confira a entrevista:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.