em

Quais os passos para que um profissional deixe de agir como um incendiário na empresa?

Relevância

O processo evolutivo de todo profissional envolve três passos fundamentais. O primeiro é ter acesso ao conhecimento; o segundo é sentir-se confortável de que aquele conhecimento pode dar resultados práticos positivos para si e o terceiro é o apoio necessário para conseguir implementar de forma gradual um novo comportamento em sua vida. É aqui que a gente percebe como um profissional pode deixar de ser um incendiário dentro da empresa. Portanto, o primeiro é dando a ele mais conhecimento sobre o próprio comportamento. É mostrar para a pessoa que nem sempre ela age por impulso porque está devidamente preocupada, mas sim porque também se sente estimulada a ter mais relevância encarando um problema na medida em que ele for maior, pois tem a ver com a autoestima.

*****

Comportamento

Pessoas, muitas vezes não se sentem tão importantes dentro da empresa quando estão resolvendo pequenos problemas, mas quando um problema é considerado grande, a autoestima sobe e aquela sensação de ser relevante no processo aumenta e a pessoa passa a se sentir alguém que tem mais relevância. O segundo aspecto depois que a pessoa passa a conhecer mais sobre o próprio comportamento é ela se sentir capaz, é ela perceber que esse novo comportamento pode lhe dar resultados positivos e isso acontece quando a pessoa mira, estabelece uma espécie de referência sobre quem quer imitar, sobre como quer agir se espelhando em alguém. Pode ser um colega, pode ser o chefe, pode ser você que lê agora e que pela sua maturidade demonstra ser uma pessoa que é um excelente exemplo de maturidade e de tranquilidade.

*****

Apoio

Por isso, que estabeleça sempre quais são os pontos positivos que essa atitude poderá gerar para esse profissional e ele poderá ser eleito como um exemplo a ser seguido. E terceiro, não pense que apenas explicar basta. É necessário apoiar a pessoa enquanto ela muda o seu comportamento, o que vai requerer várias tentativas e inclusive vai trazer vários erros, várias formas de agir como antigamente em vez de agir com ponderação e com menos impulso. Resumindo, ensinar e depois mostrar os resultados para que a pessoa mude gradativamente o seu comportamento são os passos para auxiliar alguém a não ser tão impulsivo assim na empresa. Pense nisso! Para a coluna Visão Empresarial

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.