em

Por que um profissional deve tomar cuidado para não destruir as surpresas que a vida oferece?

Ansiedade

Quando a gente diz que uma pessoa deve tomar cuidado para não destruir as surpresas que a vida oferece temos de entender o que tem acontecido com as pessoas no dia-a-dia. É sabido, vários psicólogos e psiquiatras falam a respeito, que a ansiedade é o mal deste século e que as pessoas estão sofrendo porque querem que as coisas que elas desejam, ou que não desejam, aconteçam de uma vez. A ansiedade pode ser decorrente daquele medo que uma situação ruim possa acontecer amanhã e a pessoa quer que isso acabe de uma vez. Ou então, ao contrário, que algo bom aconteça como uma promoção na empresa que a pessoa deseja que aconteça de uma vez também.

*****

Destruir

Acontece que quando nós, no dia-a-dia nos vemos diante de um ambiente de tanta incerteza, uma instabilidade muito forte a respeito do que vai acontecer amanhã é normal que surja a ansiedade e essa ansiedade está fundamentada em não sermos pegos de surpresa quando na verdade a surpresa faz parte sim do desenvolvimento de um bom profissional. Afinal, perceba que a sua surpresa é boa e eu fico tentando antecipá-la durante muito tempo, eu destruo o efeito positivo que ela poderia ter gerado. Já, se a surpresa que acontece na sua vida é negativa, tê-la antecipado significa ter sofrido por mais tempo quando, na verdade, teria sido melhor sofrer somente quando ocorreu.

*****

Equalização

Há outro fator importante. Quando nós eliminamos as surpresas da nossa vida também limitamos muito a nossa empolgação com aquilo que pode acontecer de bom na nossa vida e nos preocupamos agora em querer fazer com que as coisas aconteçam exatamente como nós desejamos do que propriamente em permitir que o nosso esforço nos recompense com algo muito melhor do que esperávamos. É justamente essa equalização entre expectativa, desejo e surpresa que eu comento amanhã aqui na coluna Visão Empresarial.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.