em

Como ter espaço para as surpresas na vida se desejo ter controle sobre tudo?

Foco

Um erro que muitos profissionais cometem é justamente querer, ter a falsa ilusão, que conseguirão ter o controle sobre absolutamente tudo o que possa acontecer. Além de ser um erro isso pode levar esse profissional a um conjunto constante, a um conjunto sucessivo de decepções, de expectativas que não foram confirmadas e que se transformaram em frustrações. Um bom profissional é aquele que foca no seu preparo e tem sob controle tudo aquilo que efetivamente depende dele em vez de ficar se preocupando em gerenciar aquilo que não está em suas mãos.

*****

Esforço

É por isso que é humanamente impossível: primeiro, um profissional ter controle sobre absolutamente tudo e segundo, não conseguir ter surpresas. A diferença é que esse profissional que quer controlar tudo mata de maneira sistemática todas as surpresas positivas que poderia ter. Ele antecipa e quando acontece passa a ser óbvio e de outro lado, quando começa a haver uma sinalização, uma tendência de que uma situação negativa pode surpreendê-lo, ele começa a sofrer por antecipação. Mais importante que isso, profissionais tem que entender que o esforço que eles desenvolvem para se qualificarem, para enfrentarem uma atividade, deve resultar numa espécie de surpresa quanto ao resultado. Mais ou menos como ouvi um dia da medalhista brasileira Daiane dos Santos.

*****

Mérito

Perguntei-lhe como seria para um atleta do nível dela que ganhou medalhas de ouro e que tem exercícios na ginástica olímpica consagrados com seu nome, ficar em quarto lugar numa competição e não receber uma medalha. A resposta foi excepcional, me surpreendeu e levo até hoje como uma lição. Daiane me disse: “ora, se eu chego em quarto lugar vejo que as pessoas que mereceram as medalhas a minha frente, tiveram mais mérito que eu. Que eu preciso me esforçar mais se quiser superá-las na próxima vez”. É aprendendo a gerenciar o que está sob nosso comando e parar de usar aquilo que não está no nosso controle como uma desculpa que a gente vai sim se tornar um medalhista na vida. Pense nisso! Para a coluna Visão Empresarial

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.