em

TERAPIA ONLINE: um ótimo avanço e uma boa tendência entre empresas durante a quarentena

Ana de Carvalho Pacheco é psicóloga clínica e mestre em psicologia forense (Foto: Divulgação)

 

 

O aumento exponencial de casos de ansiedade e depressão é um dos desafios que vem impactando produtividade no home office. Os números impressionam. Durante a pandemia no Brasil, os casos de ansiedade dobraram e de depressão aumentaram 90%, segundo estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio (Uerj) publicado online pela revista científica The Lancet.

Terceira causa de afastamento nas empresas

Problemas psicológicos, já evidentes no país antes do isolamento social, são a terceira causa de afastamento nas empresas. Agora, intensificados durante a quarentena, gestores têm o duplo desafio de manter o bem estar de funcionários e a produtividade no trabalho remoto. Mas como? A psicóloga, editora e palestrante Ana Carolina de Carvalho Pacheco, aposta que o momento delicado da pandemia é ideal para que empresas invistam em terapia para seus funcionários.

Investimento em vitalidade psíquica dá retorno

A publicação científica "The Lancet Psychiatry" comprova que a cada um dólar investido em programas de vitalidade psíquica, o retorno é de quatro dólares, na capacitação e desempenho dos trabalhadores. O formato mais indicado é a terapia em grupo, que se mostra uma tendência em meio ao isolamento social.

No grupo, os resultados são mais rápidos

“Na terapia em grupo pode-se perceber um novo viés sobre uma situação comum pelo olhar do outro e os feedbacks são mais diversos, não apenas do psicólogo. No caso das empresas ainda existe a possibilidade de conhecer melhor este outro participante – que pode ser seu colega, supervisor, estagiário – suas idéias, percepções. Envolve por vezes partes da vida pessoal de cada um e isso gera empatia entre participantes de uma equipe, bem como, abertura de consciência para novos olhares sobre um tema.

Cada um tem a sua realidade e percepção

Também de acordo com a psicóloga, apesar de todos estarem experimentando uma situação nova, com medos, inseguranças e isolamento social, cada um tem sua realidade e percepção, vinculada às experiências individuais. Ana Carolina afirma que quando pessoas que trabalham na mesma empresa compartilham dessas situações, isso traz proximidade e sentimento de pertencimento – a chamada consciência de grupo.

Empresa teve aumento no faturamento

Foi o que aconteceu em uma empresa de confecção de roupas, em que a proprietária promoveu a terapia em grupo com os diretores de cada setor. “Nessa experiência, o método de tema foi livre, porém o que mais surgiu em comum foi a insegurança em relação ao desempenho e em relação à avaliação do outro. Desde o primeiro encontro as melhoras foram significativas. O espírito de equipe foi fortalecido, a autoconfiança restabelecida, a comunicação teve uma melhora impressionante, mais direta e funcional.

Consciência em grupo favorece o crescimento das pessoas

A psicóloga explica que isso é comum de acontecer na terapia em grupo, pois acontece a percepção de um novo ponto de vista sobre algum tema ou questão da instituição, de si ou do conjunto. Depois que os colaboradores partilharem seus anseios, sentem-se aliviados e mais felizes.

Comunicação melhora em tempos de home office

Para uma instituição, informação e boa comunicação são de extrema importância e estes aspectos são desenvolvidos durante a aplicação da terapia de grupo. “A empresa, ao optar por investir em seus colaboradores em meio a uma crise, tem como resultado uma maior união e colaboração entre as equipes gerando reflexo positivo no clima da empresa e em sua produtividade, evolução pessoal dos colaboradores e, consequentemente da instituição”, finaliza. Mais informações: E-mail: [email protected] | WhatsApp: (41) 99183-3750.

FRASE:

“Democracia é a forma de governo em que o povo imagina estar no poder” (Carlos Drummond de Andrade)

 

*HAMILTON FONSECA([email protected])

Sua opinião é muito importante para nós, além de agregar em diversidade de opiniões, permite que conheçamos melhor nosso LEITOR qualificado. Envie sugestões de temas que gostaria de ver abordados.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.