em

SORRIR É A MAIOR BRINCADEIRA DA ALMA

SORRIR É A MAIOR BRINCADEIRA DA ALMA

            No último dia de aula antes dessa pandemia, em minha sala de  aula, estávamos fazendo uma atividade onde eles  teriam de formar frases criativas sobre as pessoas das suas  famílias, pai irmão mamãe…Quando um aluno me perguntou como se escrevia "pra caramba", então perguntei o que queria escrever e ele me disse: "Minha mamãe dá risada pra caramba"

            É assim que ele vê a mamãe! É assim que nossos filhos nos veem, pois eles entendem muito de sorrisos e de gargalhadas gostosas. Eles sabem que sorrir por sorrir é a maior brincadeira da alma, pois estão muito ligadas aos próprios sentimentos.

            Eles sorriem porque não conhecem discórdias, não se envergonham de sua alegria e entusiasmo. enxergam o mundo de uma outra forma! Eles conseguem encontrar o bem-estar e a animação a toda a hora com coisas simples e triviais.  

                Possuem um coração puro, que ama sem interesses, que abre um sorriso por qualquer coisa, que é feliz o tempo todo, que transmite felicidade, que não sabe o que é preconceito, não pratica o mal e a injustiça.

                Entre eles o clima é de paz, porque elas se enxergam da mesma forma e conseguem ver os problemas apenas como coisas simples do dia a dia.

                Eles só entendem de sorrisos, de gargalhadas rasgadas, não entendem por que de repente não podem mais abraçar, sair na praça para brincar, ir na casa da vovó, elas não entendem porque o papai e a mamãe estão mais em casa e não saem pra trabalhar, e porque estão tristes  porque está tudo diferente!

            Eles só entendem do sorriso, das risadas, de abraços e beijinhos e de colo, de brincar até cansar e pedir bis.

                 AH! Se não fosse o sorriso dos nossos filhos, não teríamos   renovada as energias, nem acalmado o nosso coração. O   sorriso de nossos filhos ameniza qualquer dor, é o combustível para o nosso coração.

            Neste momento que estamos passando, fica tão difícil falar em sorrisos, quando estamos preocupados com nossas saúdes e nosso emprego. Mas, precisamos como nossos filhos, rir "pra caramba" porque o sorriso nos identifica, pelo prazer em fazer aquilo que gostamos, pelas bênçãos que conquistamos. É vestir de alegria a nossa alma.

            Precisamos urgentemente, como nossos filhos, de sorrir sorrisos largos, risos que alegram nosso olhar, que expressam a alegria de viver… aqueles risos espontâneos, sobre rir de nós mesmos.

            Neste momento precisamos muito do sorriso de nossos filhos, pois eles sabem que papai do céu está cuidando de tudo e de todos.

            Então entender e compreender o ciclo que estamos vivendo agora, para podermos vive-los da melhor maneira possível, aprender todas as lições que têm para nos ensinar. Certamente nós vamos precisar dessas lições nos próximos ciclos. Pois os próximos ciclos cobrarão essas lições contando que nós as aprendemos corretamente.

             E em fim  como a fênix, o pássaro da mitologia grega que morre e retorna das cinzas, renovado, renascemos a cada novo ciclo, criando novos significados a cada vez que nos deparamos com os mesmos obstáculos, para encontrar nosso lugar nesse mundo e fazer da nossa vida a melhor que podemos ter.

            E como diz o poeta Carlos Drummond de Andrade. Não importa onde você parou…em que momento da vida você cansou…o que importa é que sempre é possível e necessário “Recomeçar" como o sorriso de uma criança.

            Quando sorrirmos de maneira verdadeira beneficiamos não somente nós mesmos, mas também o ambiente e as pessoas que estiverem por perto. Portanto, sorria pra caramba, pois o sorriso é a maior brincadeira da alma!

             

 

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.