em

Soluções para a escassez de capital humano

A dificuldade de reter talentos é uma realidade em várias áreas da economia. Depois de investir muito em treinamento, as organizações veem o dinheiro ir ralo abaixo sem conseguir estancar o ‘turn-over’. Mais do que os benefícios financeiros, hoje os profissionais buscam permanecer em empresas com possibilidades de ascensão. Essa foi a estratégia vencedora de uma rede hoteleira, cujo programa de ‘trainee’ capacita vários gestores ao ano. Em Curitiba, muitos colaboradores participaram do treinamento, que traz diversas novas habilidades exigidas pelo cargo de liderança.

Rodrigo Bassinelli ingressou na empresa aos 20 anos como aprendiz e sempre demonstrou vontade de aprender, passando por diversas funções nos três hotéis da rede em Curitiba. Fui mensageiro, auditor noturno, recepcionista, supervisor de recepção e gerente de serviços e operações, narra. Tanta dedicação chamou a atenção do seu gestor, que identificou seu potencial para um cargo de liderança. Reunindo pré-requisitos para integrar o programa de ‘trainee’ da rede, Bassinelli contou com ‘mentoring’ e passou por um treinamento que durou cerca de seis meses. Na capacitação gerencial, foram ministradas aulas online e presenciais em diversas áreas do conhecimento que envolvem a atividade hoteleira. Fiz toda minha formação hoteleira na Rede Atlantica e meu gestor na época identificou meu potencial. O programa me proporcionou formação em várias áreas, como financeira, recursos humanos, comercial, entre outras, conta ele. Tempos depois do programa de trainee, Bassinelli foi chamado para o cargo de gerente geral de um hotel na capital, que assumiu há 11 meses.

A gerente geral de outro hotel, Marcia Coelho, que tem origem como ‘controller’ na empresa, afirma que foi um desafio lidar com o público, já que antes tratava da área financeira com pouca interface com a área operacional. Sua primeira experiência como gestora num estabelecimento e há um ano assumiu a gerência geral deste outro hotel. Incentivar e engajar pessoas foi a maior missão à frente da gerência, conta ela.

Atuando em hotelaria há mais de 20 anos e na mesma rede há 14, o gerente geral Nilson Bernal também colheu os frutos do programa de ‘trainee’. Passou por vários cargos na área de controladoria, como caixa, escritura fiscal, analista de custos, contas a pagar e receber, faturamento, compras, caixa geral, auditor de receitas internas, entre outros. Segundo ele, que realizou o programa há dez anos, foi uma oportunidade de crescimento. Foi um momento de desenvolver a gestão como um todo, aponta.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.