em

Reunião avalia macrorregião


EXPERIÊNCIA
Elza Correia falará sobre criação da RM de Londrina

A secretária de Estado para assuntos metropolitanos da Região de Londrina, Elza Correia, participa de uma reunião hoje, às 19 horas, na sede da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) com autoridades e representantes da sociedade civil organizada. O encontro, promovido pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), Coordenadoria das Associações Comerciais, Industriais e Agrícolas do Centro do Paraná (Cacicpar), Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e Conselho de Entidades, é uma oportunidade para conhecer as contribuições que a implantação de uma macrorregião pode trazer para a região dos Campos Gerais, a exemplo do que acontece na região de Londrina.
Para o presidente da Cacicpar, Marcos Bertolini, o evento demonstra que o assunto começa a ser pensado regionalmente. “Acredito que a secretária poderá trazer as práticas da macrorregião de Londrina, o que vai amadurecer a proposta para a macrorregião dos Campos Gerais”. O presidente da AMCG e prefeito de Tibagi, Sinval Silva (PMDB), defende que pensar regionalmente é muito importante. “A AMCG dá apoio a toda atitude que some à região, e o evento contribuirá para o desenvolvimento dos Campos Gerais”.
Para a coordenadora da macrorregião dos Campos Gerais, Sandra Queiroz, o encontro com Elza Correa é de grande importância, pois trará mais conhecimento sobre macrorregião. “Quanto mais base e conhecimento tivermos para implantar a macrorregião dos Campos Gerais, melhor será nossa estrutura. O encontro com a secretária trará informações sobre a macrorregião de Londrina, abrindo possibilidade de explanação sobre o tema”, afirma.
A lei de criação da macrorregião de Londrina é de 1998, mas foi implantada em 2007 pelo governo de Roberto Requião. De acordo com Elza, a macrorregião desenvolve projetos e ações que atendem interesses regionais, para impulsionar o desenvolvimento. “É impossível desenvolver isoladamente. Na macrorregião de Londrina temos todos os prefeitos pensando juntos. Somos pioneiros, não tínhamos modelo”, enfatiza.

Segurança e  transporte

A macrorregião de Londrina destaca-se em conquistas, como o projeto regional de segurança. A coordenadoria criou o primeiro Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania do Brasil – constituído pelos municípios que fazem parte da macrorregião mais Arapongas e Apucarana. “Londrina recebeu para investir nos projetos de segurança 14 milhões e 300 mil para a região do Programa Nacional de Segurança e Cidadania. Resultado do Consórcio”, destaca Elza Correia.
A integração do transporte metropolitano também é destacado. “Desde junho deste ano, assinamos termo de cooperação. Vamos começar por quatro cidades, Londrina, Cambe, Ibiporã e Rolândia”. Para Elza é necessário consolidar ações junto à sociedade civil organizada discutindo as questões estruturais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.