em

Recrutamento e Seleção: valores técnicos e comportamentais

Marcos Henrique Martinez

Durante a seleção de profissionais valorizamos experiências anteriores, conhecimentos técnicos, formação e cursos complementares para definição do candidato ideal a ser contratado. Entretanto, muitas vezes são desconsiderados aspectos humanos, comportamentais e valores dos candidatos os quais serão contratados.

O desconhecimento de conceitos individuais geram expectativas de efetividade por parte das empresas, baseando-se apenas em experiências e conhecimentos técnicos previamente adquiridos pelo candidato.

A eficiência de profissionais está diretamente ligada a aspectos individuais, também conhecidos como competências comportamentais ou estilo de personalidade. Entender as reações comportamentais dos profissionais a serem contratados, são de suma importância para aumentar a possibilidade de sua efetividade profissional.

A valorização de conhecimentos técnicos e experiências, por si só, não são garantia de um bom desempenho no ambiente de trabalho. Sendo assim, analisar e identificar quais são os aspectos comportamentais exigidos para o desempenho ideal da atividade proposta, durante o processo de seleção é fundamental.

Através de estudos e ferramentais específicas, é possível identificar características comportamentais importantes de cada candidato, oferecendo maior clareza sobre sua capacidade e potencial de desempenho no exercício da função. Para isso se faz necessário, iniciar através da análise básica da atividade (considerando o nível de dinamismo, capacidade analítica, necessidade de interação interpessoal e controle emocional), visando o aumento do potencial de questionamentos a serem abordados durante o processo de entrevista.

Considerar aspectos comportamentais, relacionando à conhecimentos técnicos apresentados pelo candidato, são o ponto de partida para realização de uma entrevista adequada. A relação estre estes dois conceitos, irá oferecer maior capacidade de análise por parte da empresa contratante, além de aumentar a eficiência no processo de seleção.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.