em

“Setembro Amarelo”

Já me manifestei que não sou muito adepta a datas e períodos especiais, pois creio que alertar para os “dramas humanos” devia ser uma constante. Porém, essas campanhas ainda são necessárias considerando o “grito de alerta” para a prevenção de muitos acontecimentos que são chamados à nossa atenção, como o Setembro Amarelo, o Outubro Rosa e outros mais.

Desde 2003, no Brasil,  que esse alerta é feito como medida para prevenção ao suicídio.

“Conversar com alguém, seja do nosso convívio ou não, é uma forma acolhedora e sem críticas que pode ajudar pessoas a entender e a superar a própria ideação suicida, sem julgamentos”.

“Em setembro de 1994, nos Estados Unidos, o jovem de 17 anos Mike Emme cometeu suicídio e ele tinha um Mustang 68 Amarelo e, no dia do seu velório, seus pais e amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais”, e dessa forma nasceu essa campanha.

Portanto, nossa tarefa é preventiva no sentido de conscientizar as pessoas acerca do suicídio, bem como alertar e incentivar as pessoas para buscar ajuda e promover debates e discussões sobre a necessidade de cuidar da saúde mental.

Para isso, importante se faz, estar alerta para os dramas humanos, para as formas de lidarmos com o nosso sofrimento existencial e do outro, e não banalizarmos a “dor do outro”, pois toda dor será sempre importante e passível de ser compartilhada e “ouvida” para diminuirmos uma das “10 principais causas de mortalidade em todo o mundo”.

E, dessa forma poderemos ajudar a proporcionar a melhoria da saúde mental, “como forma de reagir das pessoas em meio às exigências da vida e ao modo como todos poderíamos harmonizar os nossos desejos, capacidades, ambições, ideias, emoções e frustrações.”

“Conversar sobre o assunto em qualquer época, é uma das melhores formas de prevenção”. E nesse sentido, a Psicoterapia é um suporte indispensável!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.