em

“Outubro Rosa”

Esse é mais um alerta em nosso calendário sobre a “prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama”. Em outubro, mundialmente se realizam ações afirmativas relacionadas a chamar a atenção da necessidade de estarmos atentos e realizar exames preventivos periódicos, os quais têm papel fundamental na prevenção do câncer de mama, tanto em mulheres como também em homens.

“Quando detectado precocemente, o índice de cura do câncer de mama chega a 95%”.

Segundo orientação do Ministério da Saúde, é importante realizar o autoexame, controlar a alimentação, praticar atividades físicas, evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, cuidar com a reposição hormonal quando necessária, tomar banho de sol e fazer a lactação quanto mais tempo for possível.

Tais recomendações, devem sempre estar claras e presentes em nosso cotidiano, porém com todo apelo de convocatórias no nosso dia a dia, nem sempre nos lembramos disso.

O objetivo principal, é a divulgação acerca das informações necessárias sobre a doença e principalmente reduzir a incidência e a mortalidade. Em 2020, cerca de 2,3 milhões de todos os tipos de neoplasias foram diagnosticadas no mundo. Em 2023, o câncer de mama entre as mulheres no Brasil, ocupa a primeira posição em mortalidade.

“Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres”.(www.gov.br-Inca). E, “os maiores índices de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do nosso país”.

Portanto, ainda serão necessárias campanhas como essa, pois apesar desse movimento ter sido criado no início da década de 1990, ainda temos um índice alto de casos e de morte por esse motivo.

Informe-se!

Cuidemo-nos!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.