em

Janeiro Branco

“Janeiro branco: mês de conscientização da saúde mental e emocional. O ano de 2024 chegou e com ele inicia-se a campanha Janeiro Branco, que visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico”.

Campanha criada em 2014por psicólogos brasileiros para conscientizar a população sobre a importância da saúde mental.

E  “Janeiro não foi escolhido ao acaso, e sim como uma estratégia para incentivar as pessoas a refletirem sobre suas vidas dando a oportunidade de se aproveitar o início de um novo ano para “repensar metas e cuidar de si”. 

A cor representa uma página em branco como oportunidade de escrever uma nova história, priorizando o cuidado com o bem-estar mental. Além disso, o movimento destaca a necessidade de desconstruir tabus relacionados à saúde emocional, ainda presente em  nossa cultura.

A intenção do Janeiro Branco é promover um ambiente acolhedor em que as pessoas sintam-se à vontade para expressar suas emoções e buscar apoio quando necessário.

Em 2024, o lema do Janeiro Branco é: “Saúde mental enquanto há tempo”, reforçando a necessidade do cuidado com esse tema.

E como realizar essa prevenção? Alguns aspectos do nosso dia a dia, são importantes para ser observados: -como está o nosso espaço de diálogo? – a nossa intercomunicação favorece a criação de vínculos saudáveis? – estamos conseguindo equilibrar o nosso ambiente profissional e pessoal? – estamos tendo autocuidado? -temos nos proporcionado atividades/encontros prazerosos?- qual o impacto do mundo virtual e as suas consequências? – quanto do nosso tempo dedicamos a nós mesmos?- como vai a nossa saúde financeira?

Importante se faz, o alerta constante para diminuir o estresse, a ansiedade, a depressão e outras tantas questões que possam desiquilibrar a nossa saúde mental. Dessa forma, entenderemos os desafios da vida com mais clareza, aprenderemos a lidar com as emoções sejam elas agradáveis ou não, e nos daremos a oportunidade de reconhecer os nossos limites e quando não conseguirmos elaborar sozinhos, ter a atitude proativa em buscar ajuda, quando necessário.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.