em

Crises e desastres

Como enfrentá-los?

Temos presenciado esses momentos críticos em nossa realidade e por todo o mundo e quais as consequências que teremos pela frente? Quais os impactos emocionais que iremos encontrar?

“A Psicologia em situações de desastres e emergências, pode propiciar o suporte para minimizar riscos, reduzir condições de vulnerabilidade dos impactos emocionais causados pela catástrofe.”

Vamos ter por base, uma “Psicologia das emergências, que subsidia intervenções para a compreensão, apoio e superação dos traumas que acometem quem enfrenta situações extremas.”  Em São Paulo foi criado em 2001, o Grupo IPE – Intervenções Psicológicas de Emergências, que responde pela ação em crises e emergências, especializado em educação e saúde para assuntos de perdas e lutos. É uma abordagem que busca compreender as emoções dos indivíduos acometidos por situações de desastre. Esses, podem trazer danos pessoais, materiais e ambientais que terão um grande impacto na vida das pessoas.

Importante se faz, reconhecer que as crises e desastres geram um desequilíbrio psicológico grande e que novas abordagens devem ser apresentadas no sentido de colaborar para o enfrentamento das situações de maior pressão e propicie a compreensão da realidade a ser enfrentada.

“O luto está entre as emoções mais impactantes que o ser humano pode viver.” Não permanecemos os mesmos após viver um luto. E, e o luto não se faz somente pela perda humana: se faz, pela perda do animal de estimação, da habitação, do espaço que nos acolhe.

Como recomeçar a vida, após se perder TUDO? Onde ficaram a nossa história, as nossas referências, a nossa identidade?

Pesquisas nos mostram que “uma população afetada por grandes inundações e que não recebeu suporte psicológico imediato, teve como consequencia grandes complicadores, como estresse pós-traumático, ansiedade, episódios depressivos e desalento.

Portanto, desenvolver a empatia, acolher e dar suporte aos afetados pelos desastres se faz urgente e necessário para minimizar as inevitáveis consequencias, bem como contribuir na ressignificação e reorganização das vidas envolvidas.   

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.