em

A importância da respiração no controle da ansiedade

Lílian Yara de Oliveira Gomes- CRP 08/17889

            Estamos vivos e portanto, respiramos. Porém, nem sempre temos consciência da importância da respiração no controle da ansiedade, nos momentos desafiadores, ameaçadores e o nosso corpo nos alerta por meio dos pensamentos intrusivos, automáticos, involuntários nos trazendo sofrimentos e nem sempre sabendo como lidar com essas situações que aparecem em nosso dia a dia.

As causas podem ser de ordem fisiológica, pois a ansiedade nos faz respirar rápido de forma rasa e curta  e, ao controlar a inspiração, o corpo volta ao equilíbrio. Também tem origem emocional, visto que ao prestar a atenção na respiração, a pessoa foca no momento presente e a ansiedade é minimizada.

            Importante se faz, respirar profundamente, conscientemente para diminuir o peso e a tensão da situação e nos perceber com mais distanciamento à situação que estamos vivenciando. Vale lembrar no foco do aqui e no agora, e se o passado ainda nos incomodar, trazer à mente, como que essas experiências do passado podem nos ajudar a refletir e nos ajudar a fazer as resolutivas positivas para o agora e não prejudicar a tomada de decisão mais adequada, afastando o medo, e trazendo mais tranquilidade.

“Inquietação, nervosismo, tensão muscular, alteração no sono, fadiga, dificuldade de concentração irritabilidade, são sintomas característicos da ansiedade. Alterações que nos tiram o controle, podem trazer consequências em  nosso cotidiano…” Tudo isso pode ser controlado pela respiração, pelo relaxamento, pelo autocontrole, escutando o nosso pensamento.    

A respiração pode proporcionar: “alívio de ansiedade e estresse, melhora do funcionamento da digestão, ajuda no controle do peso corporal e melhora qualidade do sono”.

“A vida é um prato cheio para a ansiedade, mas ela só dificulta a solução dos problemas. Só conseguimos avaliar bem uma situação quando estamos calmos, perceber onde realmente podemos agir e o que realmente depende de nós”, ressalta a psicóloga Tatiana Facchin.

Portanto, respiremos profunda e conscientemente, que a nossa mente se abre para as melhores resolutivas!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.