em

Por que planejamento sem disciplina não serve para nada?

Exemplos comprovam

No meio militar o que se costuma dizer é que bom soldado é aquele que faz uso correto do equipamento. Não é o equipamento que torna alguém um bom soldado. Isto porque a disciplina é fundamental para que as pessoas consigam obter seus resultados numa guerra, por exemplo. Veja o que aconteceu com o talibã quando com muita disciplina e obediência conseguiu construir um dos maiores atentados terroristas que o mundo já viu.

 

*****

 

Treinamento com rigor

Da mesma maneira, no meio corporativo, alguns empresários devem entender que não adianta nada colocar instrumentos para sua equipe, para seus funcionários sem que eles tenham habilidade em manuseá-los. No caso dos atentados terroristas foi necessário que o talibã primeiro investisse em cursos de qualificação para torná-los aptos a manobrar aviões comerciais de grande porte. Essas pessoas se submeteram ao treinamento, mas muito mais que isso, elas submeteram-se à disciplina necessária para quem quer executar um plano, seja ele bom ou ruim.

 

*****

 

Disciplina leva à qualificação

No meio corporativo, tenho percebido que alguns empresários se preocupam muito mais em dar instrumentos para os funcionários do que qualificá-los para usar corretamente esses instrumentos. É por isso que se diz que nem sempre alguém pilotando uma Ferrari não poderá ser ultrapassado por um fusca. Somente o instrumento não é suficiente para se conseguir o sucesso. É necessário qualificação e disciplina. Com o planejamento estratégico nas empresas é a mesma coisa. Ter um grande planejamento sem a disciplina de executá-lo é o mesmo que ter um grande instrumento manuseado por pessoas completamente inábeis, inaptas a utilizá-lo.

 

(Luciano Salamacha)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.