em

Por que alguns profissionais, por mais que você explique, insistem em não aceitar o que é certo?

Forma

Muita gente erra quando insiste em querer explicar sempre da mesma maneira algum argumento, alguma situação que coloca em contrariedade a outra parte. Nessas horas pode ser que você esteja fechando a possibilidade dessa pessoa ficar mais acessível, se tornar mais aberta para uma nova ideia. Isso porque às vezes, mais relevante do que a ideia em si é a forma pela qual se apresenta. Conto o exemplo de um gestor numa empresa onde testemunhei um engenheiro que tentava de todas as formas convencer as pessoas que ele estava correto no seu diagnóstico.

*****

Postura

Entretanto, a sua postura era muito diferente de alguém que se apresentava como conciliador. Cada vez que ele apresentava uma ideia colocava-a de uma forma que até soava arrogância, uma forma de superioridade que fazia parecer que todas as outras pessoas que não entendiam o que ele falava eram completamente despreparadas e ignorantes. Ao fazer isso, literalmente ele conseguia uma aversão gratuita e consequentemente ele dava combustível para que o preconceito contra ele crescesse cada vez mais na empresa.

*****

Simpatia

O resultado final foi que num belo dia as pessoas deram o feedback e tentaram demonstrar para esse engenheiro o quanto ele se demonstrava arrogante e prepotente quando defendia suas ideias e também explicaram que não eram contrárias a muitas ideias que ele apresentava, porem mesmo nas boas ideias ele conquistava antipatia geral de todos dentro da empresa que preferiam boicotá-lo do que aceitar a sua inteligência. Logo, a forma de comunicar faz parte sim da maneira de estimular as pessoas a se demonstrarem abertas a novas ideias. Pense nisso!

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.