em

Por onde um gestor deve começar quando tem um problema que talvez não tenha solução?

Sintonia

Toda vez que aparece um problema dentro de uma empresa é normal que muitas pessoas procurem logo antever uma solução – e aí tem um efeito interessante. Quando as pessoas começam a acreditar previamente que já não há mais solução disponível, a tendência natural é a desistência, é o medo, é a aflição. Nessas horas um gestor sabe que o mais importante do que ter efetivamente a solução é ter a equipe sintonizada, calma, serena, para tentar encontrar algum tipo de alternativa.

 

*****

Alento

Um gestor que tem essa noção utiliza o que eu chamo de efeito placebo, ou seja, que dá à equipe uma espécie de agrado, uma espécie de alento, para que as próprias pessoas comecem a perceber que estão estressando, sofrendo por antecipação. Mais que isso, esse gestor trabalha com base num conceito extremamente simples e popular, mas também extremamente pertinente e aplicável. É o ditado popular que diz: quando um problema não tem solução é porque já está solucionado, já está resolvido. Em bom português, significa que nós gestores devemos ter sempre em mente que é com serenidade que se consegue encontrar a melhor alternativa possível.

 

*****

Serenidade

E com serenidade percebe-se que se não houver solução o problema já está resolvido, portanto todo o esforço e o lamento não terão nenhum tipo de valia, nenhum tipo de serventia no processo. Resumindo: se você é gestor de equipes, ou se você é um colega de equipe, lembre-se de que ter a mente serena, calma, é o primeiro passo e somente depois iniciar a busca por determinada solução ou problema. Tenha certeza de uma coisa: o problema pode não ter solução, mas se você estiver sereno no mínimo vai evitar criar mais problemas ainda na sua vida. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.