em

Pensar é um dom ou qualquer profissional pode pensar melhor?

Genética

Quando a autocrítica está presente em grande intensidade na vida de um profissional é comum que ele pense que tem algum tipo de defeito, algum tipo de insuficiência, de incapacidade perante os outros que ele vê performar melhor. Então vem uma questão: ele não sabe por que algumas pessoas pensam de forma diferente enquanto ele não consegue pensar da mesma maneira? Bem, temos que entender que todos nós nascemos com programações básicas que vêm pela carga genética. Uma criança não precisa fazer um curso para aprender que chorar vai levá-la, de alguma maneira, a ser atendida. Ela não precisa sequer ler um manual para saber que deve sugar o leite no peito da sua mãe.

Técnicas

Agora, há também coisas que aprendemos ao longo da nossa vida e pensar de uma maneira diferente é uma delas. Há técnicas que auxiliam um profissional a melhorar a sua performance na hora de analisar uma situação, na hora de enxergar alternativas, e ainda, na hora de conduzir um processo analítico de um problema. Não se pode cobrar de si mesmo a obrigação de ter nascido com o dom de pensar diferente. Isso não deve ser cobrado e você profissional, não cobre de si ter esse talento, porém cobre-se todos os dias quando você não estiver buscando aprender a pensar diferente. Essa é a saída.

Transformar

Bons profissionais não precisam ter grandes qualidades naturais. Eles precisam apenas ter a humildade para identificar no que não são bons e o que devem fazer para minimizar esses efeitos ou até mesmo transformar essas deficiências em um ponto forte. Resumindo, se um profissional acha que não pensa diferente como deveria, basta exercitar, basta querer mudar, em vez de ficar lamentando.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.