em

PARENTESCO, FILIAÇÃO

Transmitem os pais aos filhos uma parcela de suas  almas, ou se limitam a lhes dar a vida animal a que, mais tarde, outra alma vem adicionar a vida moral?

Dão-lhes apenas a vida animal, pois que a alma é indivisível. Um pai obtuso pode ter filhos inteligentes e vice-versa.

Uma vez que temos tido muitas existências, a nossa parentela vai além da que a existência atual nos criou?

Não pode ser de outra maneira. A sucessão das existências corporais estabelece entre os Espíritos ligações que remontam às vossas existências anteriores. Daí, muitas vezes, a simpatia que vem a existir entre vós e certos Espíritos que vos parecem estranhos.

A algumas pessoas a doutrina da reencarnação se afigura destruidora dos laços de família, com o fazê-los anteriores à existência atual.

Ela os distende; não os destrói. Fundando-se o parentesco em afeições anteriores, menos precários são os laços existentes entre os membros de uma mesma família.

Ela os distende; não os destrói. Fundando-se o parentesco em afeições anteriores, menos precários são os laços existentes entre os membros de uma mesma família. Essa doutrina amplia os deveres da  fraternidade, porquanto, no vosso vizinho, ou no vosso servo, pode achar-se um Espírito a quem tenhais estado presos pelos laços da consanguinidade.

— Ela, no entanto, diminui a importância que alguns dão à genealogia, visto que qualquer pode ter tido por pai um Espírito que haja pertencido a outra raça, ou que haja vivido em condição muito diversa.

É exato; mas essa importância assenta no orgulho.

Os títulos, a categoria social, a riqueza, eis o que esses tais veneram nos seus antepassados. Um, que coraria de contar, como ascendente, honrado sapateiro, orgulhar-se-ia de descender de um gentil-homem devasso. Digam, porém, o que disserem, ou façam o que fizerem, não obstarão a que as coisas sejam como são, que não foi consultando-lhes a vaidade que Deus formulou as leis da Natureza.

Fonte: O Livro  dos Espíritos de Allan Kardec, perguntas 202 a 205.

 

  • A SEFAN apresenta nesta manhã, às 10 horas, ARISTÉIA MORAES RAU, residente em Curitiba e colaborador  da Instituição que abordará importante tema doutrinário. Participe amigo leitor!
  • EVANGELIZAÇÃO INFANTO-JUVENIL NA SEFAN – Aos domingos, às 10:00 horas da manhã.    A criança evangelizada é árvore que produzirá bons frutos. 
    • VISITE A LIVRARIA ESPÍRITA A EDUCADORA – Rua Santos Duomont, 620 e a Biblioteca Espírita Francisco Cândido Xavier –Rua Santos Dumont, 642.

=====================================================================

BOM DOMINGO! MUITA PAZ!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.