em

O que fazer quando meus pais se recusam a aceitar que eu atue fora dos negócios da família?

Tentar compreender

Em primeiro lugar é importante lembrar a todo herdeiro, todo sucessor, que há uma distância de cultura, de criação, de ambiente cultural onde foram educados os seus pais e onde ele foi educado. Sem que haja o devido respeito, sem que o herdeiro tente compreender as circunstâncias que levaram os seus pais a pensar daquela maneira, fatalmente o ruído e a ruptura serão inevitáveis. Primeiro porque quem é mais novo tem por obrigação tentar compreender e até mesmo tentar se adaptar aos conselhos que seus pais ou seus avós já tenham assumido na vida. Entre outras coisas porque os seus pais têm direito de não serem tão flexíveis assim.

 

*****

Não provocar

Eles têm o direito de terem alguns conceitos sobre os quais preferem não ter de negociar e, é justamente por isso que muitos herdeiros acabam tendo problemas na hora de atuar fora dos negócios da família. Perceba que se o herdeiro já criou tantos ruídos com coisas desnecessárias, já criou tantos conflitos e tantas contraposições a argumentos de seus pais ou de seus avós, agora ao dizer que não quer trabalhar com os negócios da família soa mais como um insulto, como uma provocação do que propriamente como um diálogo aberto de alguém que quer ajudar, mas que também tem seus desejos, seus sonhos.

 

*****

Pontos de concordância

Via de regra todo pai e toda mãe desejam a felicidade dos seus filhos e algumas vezes eles enxergam que a realização da felicidade dos filhos será manter e usufruir de todo patrimônio que os pais, a muito custo, construíram na vida. Assim, meu amigo, quando seus pais não querem aceitar que você tenha atividades fora dos negócios da família o melhor é tentar identificar em que pontos vocês concordam, eliminando principalmente atritos que não tem relevância, concentrando a energia para demonstrar aos seus pais que você e eles podem ser muito felizes desde que seja respeitada a sua vontade para que a vontade deles também seja respeitada. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.