em

Como dizer aos meus pais que pretendo seguir uma carreira fora dos negócios da família?

Convicção

Há dois fatores que todo herdeiro, todo sucessor de uma empresa familiar deve ponderar antes de começar a falar para os seus pais ou para os seus avós que não pretende trabalhar nas empresas da família. O primeiro ponto, sem dúvida alguma, é analisar que tipo de empreendedor pretende ser. Se quiser ser um profissional liberal como um médico ou advogado deve entender que essa decisão tem de ser extremamente convicta e eu explico por que. Há pessoas que tomam decisões baseadas em opção. É o caso daquele jovem que tem um talento para determinada área e está convicto de aquela é a sua vocação para a sua carreira.

*****

Entender a empresa

Mas, há também aqueles que fazem uma escolha por exclusão. São aqueles que não têm certeza do que desejam para sua vida e ficam selecionando profissões que, por algum motivo, podem lhe dar um excelente futuro. Se o processo for por exclusão, ou seja, descartar uma série de alternativas ficando assim com aquelas menos ruins ou mais próximas do que deseja, é importante analisar se já conhece todas as atividades dentro da empresa. Muitas vezes um jovem herdeiro passa a ter uma visão completamente diferente dos negócios da família quando para de analisá-los pelo olhar dos pais, mas sim indo a fundo para entender por si mesmo o que é a empresa.

*****

Salvando o patrimônio

O segundo aspecto é entender que ainda que você queira seguir uma carreira fora dos negócios da família, ainda terá a responsabilidade de pelo menos gerir, administrar à distância, o patrimônio conquistado pela sua família. Eu já vi vários casos de herdeiros que desperdiçaram uma razoável fortuna achando que ela nunca iria acabar e que os seus pais viveriam para sempre, mas quando acordaram já era tarde demais porque não se qualificaram e não entenderam que todo e qualquer patrimônio sem gestão não tende a durar muito tempo. Resumindo, antes de tomar uma decisão drástica, lembre-se de que por ser herdeiro, você tem a obrigação de pelo menos gerir o que irá suceder, independentemente de trabalhar na empresa ou não. Para a coluna Visão Empresarial

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.