Culpados
Na minha carreira como consultor e professor já vi praticamente todo tipo de justificativas para isentar-se da culpa quando algum problema acontece. Já vi pessoas dizerem que era uma questão do sistema ou de problemas de comunicação. Tenho certeza de que o leitor também já ouviu essas, mas ao mesmo tempo já vi gente dizendo que a culpa era do cliente, da crise, do governo, dos concorrentes, dos fornecedores e culpa até mesmo daqueles que não tinham nada a ver com o projeto.
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Justificativas
Quando a gente fala em responsabilidade dentro do ambiente corporativo a única coisa que não auxilia a justificar absolutamente nada quando não se atinge o resultado, é se aquela justificativa é verdade ou não. É o que se chama justificativa verdadeira. Você até cita um fato que realmente aconteceu, mas continua sendo apenas uma justificativa. É importante dizer aos profissionais que no ambiente corporativo o que interessa é o resultado entregue e não os fundamentos que levaram você a não atingir o resultado.
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Saber
O mundo corporativo pode ser segmentado entre pessoas que contornam objetivos e atingem metas, e aqueles que justificam por que não atingiram. Por isso, quando você se envolver num projeto ou num processo, tenha ciência de que a sua responsabilidade significa que você está apto a resolver aquela situação, a dar a melhor resposta para aquela situação. Caso contrário você vai para aquela legião de profissionais que gostam mais de justificar do que comemorar os resultados que atingem. Pense nisso!
Luciano Salamacha