em

O que fazer quando alguém tenta se isentar da responsabilidade que lhe cabe na empresa?

Culpados

Na minha carreira como consultor e professor já vi praticamente todo tipo de justificativas para isentar-se da culpa quando algum problema acontece. Já vi pessoas dizerem que era uma questão do sistema ou de problemas de comunicação. Tenho certeza de que o leitor também já ouviu essas, mas ao mesmo tempo já vi gente dizendo que a culpa era do cliente, da crise, do governo, dos concorrentes, dos fornecedores e culpa até mesmo daqueles que não tinham nada a ver com o projeto.

 

*****

Justificativas

Quando a gente fala em responsabilidade dentro do ambiente corporativo a única coisa que não auxilia a justificar absolutamente nada quando não se atinge o resultado, é se aquela justificativa é verdade ou não. É o que se chama justificativa verdadeira. Você até cita um fato que realmente aconteceu, mas continua sendo apenas uma justificativa. É importante dizer aos profissionais que no ambiente corporativo o que interessa é o resultado entregue e não os fundamentos que levaram você a não atingir o resultado.

 

*****

Saber

O mundo corporativo pode ser segmentado entre pessoas que contornam objetivos e atingem metas, e aqueles que justificam por que não atingiram. Por isso, quando você se envolver num projeto ou num processo, tenha ciência de que a sua responsabilidade significa que você está apto a resolver aquela situação, a dar a melhor resposta para aquela situação. Caso contrário você vai para aquela legião de profissionais que gostam mais de justificar do que comemorar os resultados que atingem. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.