em

O que fazer quando a paciência está acabando diante dos problemas que sempre se repetem na empresa?

Quem é paciente?

Para algumas pessoas ter paciência é ter uma virtude inalcançável. É uma espécie de comportamento muito difícil de conseguir. Primeiro porque a paciência exige que a pessoa mude sua posição diante de uma determinada situação, se deseja que uma pessoa paciente tolere alguns comportamentos sem mesmo ter um motivo para isso. Um exemplo comum que se utiliza para determinar uma pessoa paciente é quando alguém com um doença torna-se paciente do médico, ou seja, ele deve acatar pacientemente as decisões e as orientações daquele que tem o devido conhecimento a respeito. No caso, o médico.

 

*****

Usando inteligência

E o paciente simplesmente deve aceitar sem um motivo, sem uma estratégia, sem uma intenção. Agora, um profissional não deve ser paciente diante dos problemas do cotidiano, mas de outro lado, deve ser inteligente para, com sagacidade e ponderação, agir na solução dos problemas com a devida calma, com o devido controle. Quando um problema surge, quanto mais calmo estiver o profissional, mais vai ter condições para raciocinar e encontrar uma solução. A grande questão é que há três motivos para que problemas se repitam constantemente na sua empresa.

 

*****

Usando raciocínio

O primeiro deles é o turnover, a rotatividade dos funcionários, que faz com o que o erro cometido ontem por alguém também o seja hoje pelo seu substituto. O segundo é por falta de decisão efetiva sobre aqueles problemas. Algumas vezes o problema de hoje decorre da solução pautada ontem. Finalmente, o terceiro motivo para um problema sempre acontecer na empresa é quando esse problema não é isolado. Ele é integrado a uma série de outras situações que primeiro precisam ser resolvidas para somente aí se resolver essa questão repetente. Por isso, não esqueça que paciente tem de esperar e gestor é aquele que age com calma, inteligência e raciocínio. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.