em

O que fazer: ficar na empresa ou pedir demissão para aproveitar uma oportunidade?

Absoluta certeza

Eu costumo brincar, no meio corporativo, com os profissionais que se demonstram duvidosos com relação à determinada decisão. A resposta é sempre a mesma. Se há dúvida é porque não há certeza. Nunca faça aquilo que você não tem absoluta certeza de que quer fazer. Explico isto de forma bem simples com um exemplo. Meu amigo Luiz Carlos recebeu uma proposta que segundo ele era irrecusável, mas ao mesmo tempo pediu um conselho aos amigos.

 

*****

Convencer a si mesmo

Se fosse com eles, aceitariam sair da empresa ou evitariam perder aquilo que já tem garantido na vida? Perceba que todas as vezes que esse funcionário perguntava, ele não afirmava veementemente que queria aquela situação. Ao contrário, ele buscava nos amigos argumentos para tentar convencer os outros e por consequência convencer a si mesmo que aquela alternativa era a decisão acertada. Entretanto, ao mesmo tempo em que ele buscava esse tipo de comentários com os colegas se percebia claramente a dúvida que atormentava o seu coração e a sua mente.

 

*****

Procure um estado de conforto

Ele não tinha convicção de qual o melhor caminho. Portanto, recomendo que toda vez que você estiver em dúvida busque a posição mais conservadora. Busque a posição que vai lhe garantir um estado de conforto, em vez de gerar pressões extremamente precoces quando um grande gestor está em formação. A síntese do meio corporativo é: toma a decisão quem tem conhecimento e evita de agir quem tem sabedoria e conhece a própria limitação naquele caso.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.