em

Do rádio ao wi-fi: Chevrolet celebra 100 anos de entretenimento a bordo

Próximo passo são os aplicativos de streaming de áudio nativos ao sistema de internet do próprio carro

Entre os itens que fazem a viagem de automóvel ficar mais agradável, o sistema de áudio é certamente um indispensável companheiro, e isso há muito tempo, já que o primeiro carro equipado com rádio de fábrica no mundo está completando 100 anos, e foi um Chevrolet. De lá para cá, a marca sempre se destacou pelas inovações, incluindo as relacionadas ao entretenimento a bordo.

Hoje é o carro conectado e a internet veicular que permitem aos ocupantes consumirem música e informação por demanda, experiência que se torna ainda mais tecnológica com a chegada dos aplicativos Spotify e Alexa ao multimídia MyLink do veículo, novidades que estreiam em breve com o Novo Equinox.

“Cada vez mais pessoas valorizam conteúdo personalizados, no formato e horário mais condizentes para elas. Ninguém precisa mais esperar para que uma estação de rádio toque uma música específica ou traga informações sobre o tópico de seu interesse. Os serviços por demanda já estão disponíveis para o smartphone, para a TV de casa e estão chegando para transformar a experiência nos automóveis”, explica Eduardo Oliveira Santos, gerente do laboratório de Eletroeletrônica do Campo de Provas da GM.

No Novo Equinox, será possível acessar o conteúdo e os recursos dos aplicativos Spotify e da Alexa diretamente do multimídia MyLink, sem a obrigatoriedade do pareamento do sistema com um aparelho externo para fornecer sinal de internet. Isso porque o SUV da Chevrolet chegará com o mais alto nível de conectividade do mercado, que inclui Wi-Fi a bordo com sinal de internet até 12 vezes mais estável, projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play, aplicativo myChevrolet para comandar funções do carro à distância e até a função de atualização remota de sistemas eletrônicos do veículo (OTA), entre outros. O modelo contará ainda com novidades em relação aos pacotes de segurança e conectividade do OnStar.

“A conectividade sempre foi um diferencial dos veículos da Chevrolet, e o Novo Equinox irá oferecer serviços inovadores para nossos clientes num patamar impressionante de conveniência e qualidade na categoria”, completa Paulo Leandro Santos, gerente de Marketing de Produto da GM América do Sul.

Um século de evolução do sistema de áudio

A primeira marca de automóvel a apresentar um veículo equipado com rádio de fábrica foi a Chevrolet, em 1922, nos Estados Unidos, época que essa tecnologia começava a engatinhar. Mas foi apenas no início dos anos 30 que o rádio para automóveis começou a ser produzido em massa.

Foi o lançamento do toca-fitas nos anos 70 que deu uma guinada em relação ao entretenimento a bordo. Isto porque os ocupantes tinham a possibilidade de selecionar os conteúdos que iam apreciar durante seus deslocamentos. No Brasil, o primeiro Chevrolet a oferecer o um toca-fitas de série foi o Opala, marcando a estreia da versão Diplomata.

Outra evolução marcante da qualidade sonora veio com o toca-CDs, que dominaram nas décadas de 1990 e 2000. O fim da dependência de meios físicos para ouvir música veio junto com a era da conectividade, capitaneada pelo Bluetooth. A Chevrolet novamente saiu na frente com os primeiros kits Bluetooth para automóveis.

No início dos anos 2010, a Chevrolet iniciava a popularização do multimídia com tela grande e colorida no centro do painel. Já em 2015, apresentava mais uma novidade ao mercado brasileiro: o sistema de telemática avançado OnStar, com mais de 20 serviços.

A partir de 2019, com a integração do serviço OnStar com a tecnologia 4G, a Chevrolet inaugurou o quarto nível de conectividade ao oferecer o serviço de Wi-Fi nativo a bordo em produtos estratégicos da companhia. Em suma, o automóvel cada vez mais vem se apropriando de inovações de conectividade para ficar mais independente do smartphone. Antes, para se conectar a sua playlist favorita era necessário conectar um celular ao carro. O novo Equinox trará evoluções importantes neste sentido. Com o serviço de streaming de áudio Spotify nativo vai ser possível escolher músicas, notícias e podcasts pelo próprio MyLink, sem precisar usar o pacote de dados pessoais do telefone.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.