em

MCG pede transparência na Assembleia

O Movimento Campos Gerais, de Igual para Igual, emitiu ontem um documento pedindo a nomeação de servidores de carreira para ocupar cargos comissionados na diretoria da Casa conforme prevê o Decreto 52/1984. Segundo o documento, desde a posse da direção da Assembleia, a transparência virou retórica eleitoral, depois da decisão de mudar uma legislação vigente, que assegura escolha de servidores concursados e com mais de 15 anos de experiência em serviço público para o exercício de funções diretivas. Os integrantes dos movimentos e entidades sociais solicitam que a decisão seja reavaliada, buscando preservar uma expectativa de milhões de paranaenses que ainda apostam na gestão decente e responsável do dinheiro público, diz o documento.

Prefeitos

O primeiro encontro deste ano dos prefeitos que compõem a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) está marcado para o dia 02 de março. A reunião tratará dos preparativos para a eleição da diretoria que assumirá a entidade na gestão 2011-2012. Outro tema que será abordado na ocasião, são as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras da região por conta do não reconhecimento de diplomas de professores que realizaram o curso de pedagogia à distância, e que atuam nas redes municipais de ensino.  A reunião será na sede da entidade a partir das 9 horas.

Medidas moralizadoras

O deputado Plauto Miró Guimarães (DEM), 1º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná anunciou, durante a sessão plenária de ontem, a suspensão de todas as gratificações adicionais pagas aos servidores efetivos da Casa. Com a medida, a atual Mesa Executiva põe fim aos chamados supersalários. Apenas os casos de servidores efetivos que estejam exercendo funções para as quais correspondam gratificações terão suas situações analisadas individualmente. 

Trote social

Durante a sessão de ontem, o vereador Pascoal Adura (PMDB) cobrou o cumprimento da lei municipal 10.242, que surgiu a partir de um projeto de sua autoria, que prevê apenas o trote social na cidade aos calouros das instituições de ensino superior. Segundo ele, é preciso mais empenho para fazer com que a lei seja cumprida e evitar episódios como os da semana passada, em que estudantes chegaram alcoolizados ao Hospital Municipal devido a trotes.

Trote social II

O vereador lembrou ainda que a lei prevê multa de 50 VRs a cada infrator ou responsável legal no caso de qualquer manifestação que possa injuriar, colocar em risco ou constranger a integridade moral e física ou a imagem do estudante ou familiares. Para ele, é preciso mais fiscalização.

Cobrança

Julio Küller (PPS) cobrou a Mesa Executiva sobre o voto das contas do ex-prefeito Péricles de Holleben Mello (PT). O vereador pediu explicações ao presidente da Mesa sobre a demora de solução do caso.  Também cobrou a Prefeitura Municipal em relação à limpeza e manutenção do entorno das unidades de saúde. Segundo ele, algumas estão tomadas pelo mato. O pedido del foi para que os responsáveis pela saúde sejam convidados para uma reunião para explicar o que está acontecendo na saúde da cidade.

Rodapé

Estoque de papel vai da Assembleia para Imprensa Oficial

Uma equipe da Imprensa Oficial começou a retirar ontem o estoque de papel virgem em resma da antiga gráfica da Assembleia Legislativa, extinta pela atual Comissão Executiva. A retirada é acompanhada por equipes da administração da Casa. O maquinário será cedido em comodato para a Secretaria de Estado da Justiça utilizar em programa social envolvendo o sistema penitenciário, e o papel entrará como parte do pagamento pelos serviços que a IOE prestará ao Legislativo. O estoque de papel será usado exclusivamente para atender o Legislativo. Isso resulta na diminuição de custos dos serviços a serem prestados, política que a atual administração vem buscando aplicar em todos os seus setores.

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.