em

Leitura A Serviço Da Vida

Para iniciar este artigo, cito uma célebre frase, a qual diz, que “tudo o que plantarmos também colheremos”. Vivemos rodeados de objetos, cada dia mais “avançados” e cada vez mais supérfluos ou dispensáveis. Como exemplo, o telefone celular, algo concebido para diminuir distâncias, para conversas rápidas, urgentes ou outros motivos.

        Escrevo esta crônica, momentos depois, de ler uma reportagem em jornal local, sobre 129 alunos, que tiraram a nota zero na redação e mesmo assim, foram aprovados anos atrás, no vestibular de universidade aqui da cidade.

        Independente, de metodologias do processo de seleção desta ou daquela universidade, uma dúvida fica no ar:  – o que realmente passa, na cabeça da juventude dos dias atuais?

        Escrever bem nem todos conseguem, pois até grandes autores, antes do sucesso, precisaram sofrer bastante, com rejeições e portas fechadas, mas não desistiram e foram a luta. Agora ter um tema nas mãos, e não conseguir escrever nenhuma ideia sobre o mesmo, demonstra certo despreparo, por parte de quem aspira, uma cadeira no ensino superior.

        Nos atuais dias, não existem desculpas, para não ter um livro em mãos. Até projeto de leitura gratuita, temos aqui em Ponta Grossa, com vários títulos a disposição em mercados e outros locais. É apenas pegar, ler e devolver, nada mais do que esta sequência.

        Para os mais ousados e preocupados, com a sua formação intelectual e profissional, sugiro a leitura de uma revista ou jornal, pelo menos uma vez por semana. Até o embrulho da banana serve, se você não tiver dinheiro para atualizar-se.

        O que eu, pessoalmente não compreendo, é como estes aprovados e zerados, vão escrever um trabalho de conclusão de curso ou até mesmo uma monografia, pois serão várias redações e não apenas uma isolada.

        É preciso sairmos de nossa zona de conforto e principalmente da frente do computador e suas redes sociais. Costumo sempre brincar, mas é bem sério com o seguinte: jamais vamos ter uma redação, sugerindo a descrição do compartilhar ou curtir no Facebook e outros do gênero.

        E a internet então? Se o seu idealizador soubesse, das terríveis consequências de sua invenção, talvez a história fosse diferente. Milhões de pessoas conectadas no mundo todo, lógico, tem o seu lado bom também, eu   mesmo utilizo, mas tem o seu lado sombrio.

        Reflita sobre tudo isto e me diga então: – O que é tecnologia? E finalmente, em um mundo que não valoriza a leitura, digo de livros de papel, jornais e outros impressos.

        O que você espera do seu futuro? A resposta desta pergunta não está pronta e acabada, mas passa antes de tudo, por centenas de milhares de páginas. E viva o conhecimento adquirido com toda a certeza.

Grande abraço aos leitores(as) e um excelente sábado e final de semana.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.