em

Leia a Coluna DC deste domingo (26)

Farmacêuticos X ministro

A declaração “É melhor médico cubano que benzedeira e farmacêutico” do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), em visita a Ponta Grossa, na sexta-feira (24), gerou mal-estar principalmente entre os farmacêuticos. O Sindicato dos Farmacêuticos de Roraima divulgou carta de repúdio à declaração. “A declaração é preconceituosa e triplamente ofensiva. Ela expressa o profundo desconhecimento do Senhor Ministro ante a atuação clínica do Profissional Farmacêutico, devidamente regulamentada pelo Conselho Federal de Farmácia nos termos das Resoluções 585 e 586/2013”. O ministro fez o comentário em Ponta Grossa ao falar sobre a renovação do programa ‘Mais Médicos’. Barros ainda não se manifestou publicamente sobre a repercussão da declaração.

 

“As faltas não justificadas serão cobradas. Os vereadores terão que usar o tempo fora das sessões para trabalhar em suas campanhas”, Sebastião Mainardes Junior (DEM), presidente da Câmara de Ponta Grossa, sobre a reeleição dos atuais vereadores.

 

Temer no Paraná

O presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), deve participar da inauguração da fábrica da Klabin, em Ortigueira, nos Campos Gerais. O evento será na terça-feira (28), às 11h. O presidente também cumpriria agenda em Curitiba, na inauguração da Casa da Mulher Brasileira, mas segundo a Prefeitura de Curitiba, a visita teria sido cancelada. A agenda oficial do presidente, no site do Planalto, ainda não foi divulgada. De qualquer forma, a vinda do presidente para o Paraná deve movimentar a semana política nos Campos Gerais.

 

Em dia

Mesmo com a crise, o Governo do Paraná afirma que está conseguindo pagar em dia o funcionalismo. Nesta semana, será depositado o salário referente ao mês de junho. O montante chega a mais de R$ 1,6 bilhão para os 305 mil cargos ativos, aposentados e pensionistas. O Paraná concedeu reajuste de 10,67%. O Rio Grande do Sul vai parcelar os salários dos servidores que ganham acima de R$ 3,5 mil. Já no Rio de Janeiro, os servidos tiveram o 13º salário dividido em cinco parcelas e o pagamento dos salários adiados para o 10º dia útil.

 

Terreno da Cohapar

Os deputados estaduais Marcio Pauliki (PDT) e Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) fizeram um acordo com o Governo do Estado para que o valor da venda do terreno da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) seja investido nas reformas das escolas públicas estaduais de Ponta Grossa. O terreno está localizado no Distrito Industrial e foi doado pela Prefeitura de Ponta Grossa. O projeto de lei que permite a venda do imóvel já foi encaminhando pelo Governo do Estado e está tramitando na Assembleia Legislativa do Paraná.

Gestão nas cidades

A Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) lançará, nesta semana, a nova edição do projeto ‘Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento’. Com foco em cidades, o documento traz uma série de diagnósticos e propostas sobre a qualidade de vida nas cidades e o desenvolvimento local. Em ano de eleições municipais e com o cenário econômico instável, o documento coloca os engenheiros no centro dos desafios: identificação de problemas prioritários, avaliação de alternativas para enfrentamento e superação, e definição de caminhos para implementar tais soluções.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.