em

Em tempos difíceis um profissional não deve manifestar sua opinião?

Opinião equivocada

Não importa se a situação da empresa é boa ou se ela está enfrentando um problema. A verdade é que um profissional sempre deve manifestar sua opinião. A questão é que algumas pessoas não sabem diferenciar o manifestar opinião, de insistir e achar que estão com a razão. Conto aqui um exemplo. Um determinado profissional numa organização achava que a empresa estava cometendo vários erros e toda vez que ela lhe perguntava o que achava de uma decisão que a alta gestão havia tomado ele não pensava duas vezes: Eu acho que vocês estão fazendo besteira. Eu acho que a empresa não está agindo de maneira coerente.

 

*****

Poucos detalhes

Perceba que em todos estes casos o profissional não apresentava perguntas do tipo: Por que a empresa está agindo assim?, O que levou a empresa a tomar essa decisão?, Eu posso ter acesso a todo o conjunto de informações que levou a alta gestão a adotar essa estratégia? Percebeu que o erro do profissional não era buscar mais detalhes, mais informações sobre a situação antes de emitir sua valiosa opinião? Em momentos de crise em uma organização, as informações devem ser mantidas com o maior sigilo possível.

 

*****

Sem precipitação

Portanto, meu amigo, todo profissional que é coerente, que é responsável, que é efetivamente um profissional sério, sempre emite a sua opinião, mas nunca antes de buscar todas as informações possíveis para entender se não está fazendo mau juízo, se não está agindo com precipitação. Lembre-se que o bom professor aprende mais com seus alunos quando faz perguntas e não quando dá respostas. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.