em

Confira a Coluna DC desta terça-feira (5)

Pesquisa mostra indefinição no cenário eleitoral

A primeira pesquisa de opinião de votos divulgada em Ponta Grossa mostra um cenário ainda indefinido. Ora o deputado estadual Marcio Pauliki (PDT) lidera a intenção, ora é o prefeito Marcelo Rangel (PPS) o mais citado entre os eleitores. Dos cinco cenários diferentes elencados, Pauliki aparece em primeiro em duas ocasiões, enquanto Rangel lidera as intenções em três cenários. Lembrando que Pauliki não é mais pré-candidato. Já na pesquisa espontânea, o ex-prefeito Jocelito Canto é o mais citado. O deputado federal Aliel Machado (Rede) é o pré-candidato com o maior índice de rejeição. A pesquisa foi feita pelo Instituto DataSonda, ouviu 400 pessoas entre 26 e 30 de junho e está registrada com o número PR-04824/2016.

 

“Em momento algum sofremos qualquer tipo de pressão interna ou externa em função da substituição desse ou daquele delegado”, Igor Romário de Paula, coordenador da Lava Jato, sobre as dispensas de delegados.

 

Surpresas

Ainda segundo o Instituto DataSonda, Pauliki aparece com 40% das intenções de voto, contra 22,8% de Rangel, em um dos cenários. Num dos cenários, o empresário Roberto Mongruel (PDT) aparece em terceiro, com 14,3% dos votos. Na pesquisa espontânea, ainda surgem nomes como o ex-prefeito Pedro Wosgrau (2,3%), o deputado estadual Péricles (1,0%), o deputado estadual Plauto (0,8%), Neuri Tigrão (0,8%) e Otto Cunha (0,5%). A pesquisa foi divulgada pela Rádio T, Rádio CBN e TV Vila Velha. A margem de erro é de 2,9% e a de confiança é de 90%.

Apoio do PTN

O PTN deve se unir em Frente Parlamentar com o PTC e o PTdoB para as eleições municipais em Ponta Grossa. Segundo presidente do diretório municipal, Elizeu Chociai, já foram feitas duas reuniões recentes em que o partido está definindo a chapa dos pré-candidatos a vereador. Hoje, o partido é representado na Câmara pelo vereador Taíco. Conforme Chociai, até a semana que vem, a sigla define quem vai apoiar nas majoritárias, visto que não terá candidato próprio. Chociai diz que já há uma tendência de apoio, porém, a definição depende do aval dos filiados.

 

Segurança alimentar

Foi apresentada ontem (4) na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional. A Frente foi proposta pelos deputados Péricles de Mello (PT) e Chico Brasileiro (PSD). O objetivo é garantir a todos o direito ao acesso regular e permanente de alimentos de qualidade, tendo como base práticas globalmente sustentáveis. Ainda ontem, o deputado Péricles chamou atenção para a importância de se abordar a questão da segurança alimentar e nutricional nas escolas. Lideranças de órgãos de nutrição defenderam atenção ao tema.

 

Alep x pedágios

Os deputados aprovaram na sessão de ontem (4) alterações na Lei Complementar nº 76/1995, que dispõe sobre concessões e permissões de serviços públicos, incluindo os atuais contratos de pedágio. Com as alterações, os deputados terão que dar o aval antes das mudanças nos contratos. O projeto retorna na sessão desta terça-feira (5) para análise em terceiro turno. Depois disto deverá passar ainda por mais uma votação, em redação final, antes de seguir para a sanção do Poder Executivo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.