em

Qual o primeiro passo para uma empresa reduzir custos no seu dia a dia?

Saber o diferencial

Quando uma empresa ou quando um profissional liberal, um profissional autônomo, seja ele um construtor, um arquiteto, um advogado ou uma simples costureira está tentando manter-se no mercado, principalmente em momentos de crise, todos tem de ter em mente qual é o seu real diferencial. Eu explico isso de uma maneira muito simples. Ás vezes um profissional investe seu tempo, seu dinheiro, sua estrutura, achando que está oferecendo ao mercado um diferencial que no fundo sequer é valorizado pelo cliente.

Entender o diferencial

Algumas vezes esses diferenciais são concebidos de dentro para fora, ou seja, a empresa pensa no que o cliente poderia gostar e aí passa a oferecer tudo isso quando, na verdade, é importante agir com humildade para entender se aqueles diferenciais que você está oferecendo efetivamente são reconhecidos pelo cliente como de algum valor. Eu já vi casos em que a empresa, ao retirar um diferencial que consumia muitos recursos, muito tempo por parte da alta gestão, acabou concluindo que os clientes sequer perceberam que tinha sido retirado.

Olhar de fora

De outra maneira, às vezes, oferecer um diferencial ao mercado e não justificá-lo, não valorizá-lo perante o cliente é o mesmo que dar algo valioso embrulhado num papel comum, como num jornal velho, por exemplo. Resumindo, em tempos de crise, o primeiro passo para o empreendedor ou para um gestor descobrir onde pode economizar recursos, dinheiro e tempo, é simplesmente saindo de dentro da empresa e olhando de fora para dentro o que realmente o cliente valoriza. Aquilo que o cliente não reconhece valor tenha certeza, chama-se no mundo empresarial, de desperdício.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.