em

Como trabalhar com funcionários gostam de receber ordens em vez de agir com pró-atividade?

Certa insegurança

No meio empresarial é relativamente comum encontrar pessoas que embora tenham conhecimento e preparo para resolver os problemas do cotidiano preferem recorrer à alta gestão para, no mínimo, referendar sua decisão e confirmar aquilo que já sabiam que deveriam fazer. Esse tipo de funcionário costuma provocar a ira, a indignação não apenas do gestor, do principal chefe, como também dos colegas de trabalho. É que essa pessoa, além de não colaborar agindo com pró-atividade ainda gera dúvidas nos colegas no seguinte sentido: é melhor falar com o chefe antes de agir.

 

*****

Sentindo-se inferiorizado

Quando se tem funcionários assim há dois grandes motivos que podem provocar o seu comportamento. O primeiro é a insegurança. Esse funcionário não sabe realmente se o chefe vai dar apoio, vai dar suporte, caso a sua decisão esteja equivocada. Na dúvida entre errar e não receber apoio, e simplesmente não agir, o funcionário prefere ficar parado. Contudo, há também outro motivo que pode ocasionar o comportamento do funcionário de esperar receber ordens em vez de tomar decisões. É quando esse funcionário acha que o chefe é inteligente por demais e acha que a melhor forma de fazer moral, de conquistar respeito com o chefe é demonstrar obediência cega.

 

*****

Apenas fidelidade

Essas pessoas preferem deixar de pensar para apenas seguir as ordens da chefia. Por outro lado também são pessoas que raramente vão receber promoções das empresas. São pessoas que normalmente serão lembradas única e exclusivamente por sua fidelidade e não pelo seu discernimento, pela sua decisão. Logo, amigo, preste atenção. Quem quer crescer na empresa trate de começar agora a agir com pró-atividade em vez de esperar que a chefia mande você fazer alguma coisa. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.