em

Como não desanimar diante de tanta deslealdade da concorrência?

Direito

Toda vez que alguém reclama que já não suporta mais, que está desanimado com tanta deslealdade no mercado onde atua, concordo e reconheço que esse é um sentimento justo e normal para quem atua diante de tanta concorrência desonesta. Agora, para esse mesmo empresário digo que tem todo o direito de desanimar, mas não pode jamais, desistir. Essa é a diferença que faz bons empresários em vez daqueles que são chamados “chuva-de-verão”.

*****

Máscara

Conto o exemplo de uma loja que em determinada cidade, pouco tempo depois de abrir, era a rainha da mídia. Gastava muito dinheiro anunciando produtos extremamente baratos. Quem via de fora, achava que aquela loja tinha descoberto o segredo do sucesso. Por que tantos empresários, até então, não tinham feito promoções como ela? Por que tantos empresários atuantes naquele mercado não haviam concedido descontos como os dela? Essa empresa anunciava aos quatro ventos que iria crescer de maneira estrondosa no mercado. Contudo, menos de dois anos depois as coisas foram reveladas. Faltou pagamento aos próprios funcionários e existiam dívidas em praticamente todas as empresas fornecedoras daquele segmento na região.

*****

Persistência

Aqueles que agiram com honestidade desde o começo, talvez tenham sofrido um pouco pela falta de interpretação correta do mercado sobre quem estava certo e quem estava errado. Entretanto, passados dois anos, essa empresa estava quebrada e os clientes voltaram a comprar daqueles que sempre foram honestos, porque é muito simples. Eles continuaram em pé, trabalhando com dificuldades, mas mantendo a cabeça erguida e seus negócios em dia.

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.