em

Como mostrar ao meu chefe o real valor que tenho como profissional?

Aparências

Existe uma diferença substancial entre o que um profissional acha que vale dentro de uma empresa e o que efetivamente entrega de valor. É o famoso ditado popular que diz: eu gostaria de ter pelo menos metade da fortuna que acham que eu tenho e ganhar pelo menos um terço daquilo que acham que eu ganho. Isso porque muitas vezes as pessoas têm uma falsa sensação de que outros profissionais são extremamente valorizados e bem remunerados. Eu já vi situações em que um profissional, quando efetivamente revelou ao mercado o quanto ganhava, acabou sendo assediado por um conjunto de empresas que jamais haviam pensado em convidá-lo a trabalhar para elas achando que ganhava muito.

 

*****

Ser compatível

O conceito de ser remunerado por aquilo que vale é um conceito que depende de dois fatores. O primeiro fator é efetivamente entender se aquilo que você acha que vale está compatível com as expectativas da empresa. Eu explico. Algumas vezes a empresa não contrata você para desempenhar funções que estão limitadas apenas a uma determinada atividade. Ela não quer que você vá além e nem necessita que você faça isso. E se, ao contrário, você como profissional insistir e fizer além, fez porque quis e não porque a empresa solicitou. O segundo aspecto importante é quando o profissional começa a entregar à empresa valor sem entender primeiro se a empresa está disposta a fazer algum tipo de reconhecimento por isso.

 

*****

Não vá além

Novamente uma explicação. Às vezes a pessoa se esforça achando que a empresa irá recompensá-la quando, ao final, nada vem. Então, o profissional frustrado cobra da chefia dizendo que depois de ter feito tudo isso você não é capaz de reconhecer? E a empresa diz sim, eu reconheço e quero te dizer muito obrigado. Você fez porque quis e não porque eu prometi uma recompensa. Assim, meu amigo, para determinar o valor que você realmente tem na empresa primeiro analise que tipo de valor a empresa quer de você, para não desperdiçar energia e acabar fazendo demais esperando algo em troca que nunca virá. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.