Preço e valor
Quando me perguntam por que alguns traços, alguns rabiscos como diz a pessoa, podem valer tanto e ainda podem ser chamados de obras de arte, eu costumo sempre me lembrar de uma história muito interessante que serve para elucidar porque aquilo que aparentemente não tem valor para um, passa a ter valor extremamente alto para outras pessoas. Essa é justamente a diferença entre preço e valor. Preço é a contrapartida financeira ou econômica pela entrega de um bem, produto ou serviço. Significa que quando uma pessoa estabelece preço, ela não está necessariamente atrelando este preço com um valor.
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Analisando atitudes
Vamos a um exemplo prático. Você quer vender seu carro porque você quer viajar ao exterior e efetivamente, num período de crise, o seu carro que vale 100, você aceita vender por 50. Para outras pessoas que apenas assistem o seu ato, sem entender os motivos que o levam a pensar assim pode parecer que você seja louco, pode ser que você seja uma pessoa sem a devida sanidade mental para pegar um bem que vale 100 e vender por 50. Na verdade os motivos que levam você a vender o carro são muito diferentes daqueles que analisa a sua atitude está utilizando.
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Demonstrar o valor
Em bom português, isso vale também para o mundo corporativo, algumas vezes, aquele que oferece um produto ao mercado acaba enxergando muito mais valor do que aquele que está comprando, e aí o nome dessa situação é produto caro. Há dois caminhos para se tomar nesse momento: quem vende passa a demonstrar o valor que realmente está oferecendo, ou então, ele passa a pensar com os olhos de quem compra, porque é isso que determina o preço real de mercado de um produto. Para a coluna Visão Empresarial
Luciano Salamacha