em

Como algumas pinturas podem ser chamadas obras de arte e valer tanto no mercado?

Preço e valor

Quando me perguntam por que alguns traços, alguns rabiscos como diz a pessoa, podem valer tanto e ainda podem ser chamados de obras de arte, eu costumo sempre me lembrar de uma história muito interessante que serve para elucidar porque aquilo que aparentemente não tem valor para um, passa a ter valor extremamente alto para outras pessoas. Essa é justamente a diferença entre preço e valor. Preço é a contrapartida financeira ou econômica pela entrega de um bem, produto ou serviço. Significa que quando uma pessoa estabelece preço, ela não está necessariamente atrelando este preço com um valor.

 

*****

Analisando atitudes

Vamos a um exemplo prático. Você quer vender seu carro porque você quer viajar ao exterior e efetivamente, num período de crise, o seu carro que vale 100, você aceita vender por 50. Para outras pessoas que apenas assistem o seu ato, sem entender os motivos que o levam a pensar assim pode parecer que você seja louco, pode ser que você seja uma pessoa sem a devida sanidade mental para pegar um bem que vale 100 e vender por 50. Na verdade os motivos que levam você a vender o carro são muito diferentes daqueles que analisa a sua atitude está utilizando.

 

*****

Demonstrar o valor

Em bom português, isso vale também para o mundo corporativo, algumas vezes, aquele que oferece um produto ao mercado acaba enxergando muito mais valor do que aquele que está comprando, e aí o nome dessa situação é produto caro. Há dois caminhos para se tomar nesse momento: quem vende passa a demonstrar o valor que realmente está oferecendo, ou então, ele passa a pensar com os olhos de quem compra, porque é isso que determina o preço real de mercado de um produto. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.