em

Como meu cérebro pode me trair quando se trata de memórias?

Novos estudos

Estudos recentes sobre neurociência vêm revelando que a memória afetiva interfere em detalhes da memória dependendo do impacto positivo ou negativo de natureza emocional, pelo qual a pessoa passou em determinada situação. Fixam-se mais coisas que acontecem de forma inusitada, como uma primeira promoção, um primeiro emprego ou uma primeira demissão. Contudo, se essa memória afetiva não for embasada em riqueza de detalhes, não apenas em fragmentos dispersos, ao tentar se lembrar do fato mais tarde o cérebro associa outras informações e cria uma memória falsa.

 

*****

Fatos repetitivos

Isso mesmo! Sem intenção, porém com verdadeira convicção de que de fato aquilo aconteceu daquela maneira. Por isso, quanto mais informações sobre determinado acontecimento forem fixadas, menos chances de incorrer em erros. Um dos problemas de fixação é quando os fatos começam a ficar repetitivos e o cérebro tende a ignorar aquilo que já aconteceu provocando má fixação das informações na chamada memória afetiva. Conhecer como nosso cérebro fixa as lembranças do dia-a-dia auxilia um profissional a entender como a sua memória nem sempre está correta.

 

*****

Confira

Portanto, quando você tentar se lembrar de algo ocorrido já há algum tempo e for falar para outros, é melhor se certificar de que todos os detalhes dos quais você lembra são verdadeiros ou se, por falta de fixação, o seu cérebro agora está formando uma memória falsa usando detalhes e informações das experiências que você passou ao longo da sua vida. Pense nisso! Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.