em

Como ganhar dinheiro na Bolsa de Valores!?

Você leitor com certeza conhece alguém que em algum momento de sua vida já comprou ações e também com certeza já ouviu alguém falar que Bolsa de Valores é um jogo, uma aposta.

Como profissional do mercado de capitais há 4 anos e ex-jogador de poker (lowstakes, nunca fui bom o suficiente para ser profissional) posso falar com toda a clareza necessária: quem chama bolsa de aposta é porque perdeu e não assume a responsabilidade. E dito isso, hoje traremos duas formas possíveis de ganhar dinheiro na bolsa e dar um banho de realidade nos ‘apostadores’.

Estatisticamente, o Índice Bovespa (IBOV) apresenta uma leve tendência de alta ano após ano (apesar das quedas dos últimos anos), isso se dá por 2 motivos: a tendência natural de crescimento de lucro e investimento de boas empresas e a reformulação da composição do índice a cada 3 meses, retirando peso das empresas que apresentem queda e dando ênfase às empresas que apresentaram maiores altas, o que reflete a melhoria dos resultados das boas empresas.

Então para quem não conhece nada e quer investir em ações, comprar um fundo de ações atrelado ao IBOV é uma boa jogada. Mas há também aqueles que possuem suas preferências, seja Petrobrás, Vale, AmBev, Klabin ou CCR Rodonorte, há sempre a questão: qual a melhor empresa? .

Para responder isso, existem duas escolas bastante conhecidas. A primeira é a escola clássica, a Análise Fundamentalista. Nela você estuda o cenário econômico, o balanço da empresa, as projeções e define qual empresa deve performar melhor no longo prazo. É a escolha da empresa para casar.

A segunda escola é a Análise Técnica, confundida muitas vezes com a boa e velha especulação. A análise técnica busca padrões de comportamento nos preços de modo a comprar e vender realizando lucro, preferencialmente, em períodos mais curtos de tempo do que a análise fundamentalista. Dizemos que a análise gráfica não tem preconceitos contra empresas ruins e quer alguém para ficar, não para casar. Isso não significa que a utilização dela vise o curto prazo, mas sim que busca reduzir o risco de exposição sem perder os bons momentos do mercado.

Cada uma das escolas possui suas vantagens e desvantagens e ambas podem ou não ser lucrativas. A realidade é que ganhar dinheiro na bolsa é uma ciência que envolve mais do que método que justifique sua compra ou venda e sim, controle de risco e exposição e, principalmente, gestão do capital.

Ficou interessado no assunto? Nos envie um e-mail e daremos continuidade ao tema na próxima semana.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.