em

Como demonstrar para meus pais que não quero sucedê-los nos negócios da família?

Outros desafios

Quando se fala em sucessão empresarial, é comum que de um lado esteja o pai, a mãe, ou então os parentes, os avós, querendo que a família passe a gerir todo o patrimônio e que esses pais, esses avós, lutaram muito para conquistar. Afinal, os pais só lutam para que seus filhos tenham um futuro garantido, mas a grande questão é que nem sempre os herdeiros têm interesse em dar continuidade a esse tipo de negócio. Ao contrário, os herdeiros têm vontade própria e muitas vezes preferem encarar outros desafios na sua vida.

 

*****

Obrigação de gerir

Nesse momento começa uma situação constrangedora para as duas partes porque se o herdeiro não sabe como dizer aos seus pais ou avós que não tem interesse nos negócios da família, de outro lado esses pais ou esses avós, também não conseguem entender por que o herdeiro não dá valor a todo o patrimônio que foi conquistado. A primeira coisa importante para dizer a esses jovens que não sabem como dizer aos pais que não querem sucedê-los nos negócios da família é o seguinte: mesmo que você não queira atuar profissionalmente, você tem a obrigação de pelo menos fazer a gestão desse patrimônio. Algo mais ou menos assim: você herda uma empresa, mas não é necessário que você atue trabalhando nessa empresa, mas isso não significa que você está isento da responsabilidade de controlar, de nomear e de acompanhar profissionais que façam isso por você.

 

*****

Não se isenta

Só essa atividade já requer do herdeiro uma preparação especial que o levará a ser mais crítico em relação aos investimentos que a empresa realiza, em relação à atuação no mercado que ela está inserida e até mesmo em relação ao crescimento ou encolhimento daquele negócio. De forma simples e prática todo herdeiro deve entender que não está condenado pelos seus pais a obrigatoriamente trabalhar naquele negócio da família, mas também não pode se isentar da responsabilidade de fazer a gestão, ainda que seja de maneira distante e profissionalizada. E, se você quer saber mais sobre sucessão familiar acesse o site minhasucessao.com.br. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.