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Como convencer outras pessoas que seu sonho vai dar certo?

Não exagere no otimismo

Todo empreendedor, principalmente no início de um negócio, ou ainda, no desenvolvimento do plano de negócios, é uma pessoa muito otimista. É uma pessoa extremamente corajosa e audaciosa quando o assunto é encarar os problemas que o mercado pode vir a oferecer. É justamente nessas horas que esses empreendedores cometem um erro muito simples. Eles querem que outras pessoas tenham o mesmo grau de empolgação, o mesmo grau de dedicação, de esforço e de visão que ele, desenvolvedor do negócio, está tendo.

 

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Deixe de sonhar e mostre preparo

Esse erro de querer que os outros sejam iguais a você acaba atrapalhando muito na hora de demonstrar o verdadeiro potencial de um projeto. Já tive a oportunidade de testemunhar situações onde a empolgação do empreendedor acaba atrapalhando, retirando a credibilidade dos números e passando a impressão de que era muito mais o projeto de um sonhador do que propriamente de alguém que se diz preparado para ser empresário. Nesse aspecto uma recomendação importante para aqueles que sonham em ter e desenvolver o seu negócio é evitar que o otimismo sobreponha a razão, que a empolgação tome o lugar dos argumentos fundamentados.

 

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Realidade sem empolgação

Basicamente, no meio corporativo a empolgação serve apenas para iniciar o negócio, mas ela não é suficiente quando os números começam a cobrar gestão. E essa característica de gerar resultados e trabalhar com a realidade sem empolgação, mas com a razão, é que faz o mercado corporativo entender que sonhadores têm muito mais dificuldades do que empreendedores quando o assunto é abrir um novo negócio.

 

(Luciano Salamacha)

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