em

Como convencer a equipe a participar de um treinamento na empresa?

Casos de imposição

Uma das verdades existentes no meio corporativo é que toda situação deve ser analisada de maneira individual, ou seja, não há resposta pronta para problemas que são diferentes, ainda que aparentemente iguais. No caso específico de estimular os funcionários a participar de um treinamento não há regra vencedora. Existem apenas boas práticas a serem observadas. Há casos, por exemplo, em que a empresa não tem a tradição de desenvolvimento de pessoas, sendo necessária uma imposição por parte da chefia, causando constrangimento.

*****

Mostrando a importância

Uma boa solução é estabelecer o horário de treinamento dentro do horário de trabalho. Agindo assim fica difícil para o funcionário dizer que não terá tempo para participar. Em outros casos, a chefia faz todo um processo de convencimento, mostrando o quanto é importante para a carreira e para a própria pessoa participar daquele evento. Em outros casos ainda, a empresa prefere agir com extrema liberdade e permite aos funcionários que desejarem participar de um evento externo tenham por parte da empresa uma espécie de patrocínio, de subsídio, onde a empresa pode pagar desde uma parte até o valor total da inscrição dos funcionários.

 

*****

Interesses comuns e lucro

Entretanto, aquele treinamento realizado fora da hora é, na verdade, de interesse dos próprios profissionais. Não há empresa que consiga convencer os seus funcionários a participar de um treinamento que vai obter resultados apenas para a própria empresa. Ou se mostra que os funcionários poderão lucrar pelo desenvolvimento pessoal, por potencializar sua carreira na empresa ou então sua adesão continuará sendo sempre próxima a zero.

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.