em

Coluna DC – 13/06

Transparência

O município de Castro está divulgando na Internet – em tempo real e de forma automatizada – os gastos relativos à pandemia do coronavírus. As informações estão disponíveis no Portal da Transparência do município, em uma área exclusiva do Atende.net, software de gestão pública digital desenvolvido pela IPM Sistemas. Nele são publicados detalhes sobre a compra de medicamentos e materiais, como máscaras e kits de teste rápido, além da listagem de fornecedores e os valores empenhados. Segundo a secretária de Saúde de Castro, Maria Lidia Kravutschke, por ser totalmente digital, o módulo permite que os profissionais do setor possam ficar focados no enfrentamento à covid-19, sem perder tempo realizando relatórios de gastos de forma manual.

 

“Respondemos a essa crise de maneira rápida, eficaz e responsável, mantendo o que precisava ficar aberto e recomendando isolamento social logo no começo da pandemia”, governador do Paraná, Ratinho Junior sobre o enfrentamento à covid-19 no estado.

 

Nomeação de reitores

O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), devolveu ao Palácio do Planalto nesta sexta-feira (12) a Medida Provisória (MP) 979/20, que dá ao ministro da Educação a prerrogativa de designar reitores e vice-reitores temporários das instituições federais de ensino durante a pandemia de covid-19. Com isso, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) irá manter a realização da eleição para escolha de reitor de forma virtual e com voto eletrônico. Em nota oficial a UTFPR já havia informado, mesmo antes da devolução, que “as atividades de consulta à comunidade, aprovadas em regulamento pelo Couni, permanecem inalteradas”.

Revogada

Depois de Alcolumbre anunciar a devolução da MP 979/20 ao Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro decidiu revogar na sexta-feira (12) a Medida Provisória (MP) 979/2020, que dava ao ministro da Educação a prerrogativa de designar reitores e vice-reitores temporários das instituições federais de ensino durante a pandemia de covid-19. A MP 981/2020, que revoga a MP anterior, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Falece Edilson Baggio

Por meio das redes sociais, Luciano Caneparo Baggio informou, nesta sexta-feira (12), o falecimento de seu pai, Edilson Baggio. Baggio trabalhou na Prefeitura de Ponta Grossa durante as três gestões do prefeito Pedro Wosgrau Filho (1989-1992; 2005-2008; e 2009-2012). Baggio foi secretário de Assistência Social de Ponta Grossa nos dois últimos mandatos de Wosgrau à frente da prefeitura. O sepultamento está marcado para acontecer neste sábado (13), no Cemitério São José.

 

Aposentadoria de policiais

A Proposta de Emenda à Constituição 2/2020, proposta pelo Poder Executivo, e que tem o objetivo de garantir paridade e integralidade aos servidores das forças de segurança pública que ingressaram na carreira após 2003 começa a ser analisada no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná durante a sessão remota da próxima segunda-feira (15). A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que deverá emitir um parecer sobre a admissibilidade da PEC.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.