em

O FAMOSO QI – OU QUEM INDICA!

Não raro ouço reclamações de amigos, alunos e ex-alunos que perderam uma certa oportunidade de trabalho ou estágio porque outro candidato conhecia gente dentro da empresa.

Existem vários ângulos para analisar esta questão. Eu sempre que posso falo sobre isso em minhas aulas na UTFPR e apresento a meus alunos alguns conceitos:

1) COMPETÊNCIA: soma de três fatores – CONHECIMENTO (saber), HABILIDADE (saber fazer) e ATITUDE (querer fazer), ou seja, ESTUDE, PRATIQUE E SEJA PROATIVO.

2) NETWORK: ou rede de relações. Conhecer gente em todo lugar e ter relações de confiança com essas pessoas.

3) AVAL MORAL: quando uma pessoa “assina embaixo” do caráter e da competência de alguém. Esse é o famoso QI, ou seja, alguém avalisa alguém para uma contratação, por exemplo.

4) ESTOQUE DE FUTURO: credibilidade construída por você mesmo ao longo do tempo, para garantir oportunidades no futuro. A credibilidade depende da qualidade de suas relações (network) e dos resultados de seu trabalho. Já as oportunidades dependem de seu pacote de competências e de quantas pessoas estão dispostas a dar seu aval moral a você.

Ou seja, sem COMPETÊNCIA E NETWORK, não existe ESTOQUE DE FUTURO. Conhecer alguém dentro da empresa que você quer trabalhar não é errado.

Leve isso para sua sala de aula, para sua empresa e para sua casa.

Prof. Nelson Canabarro

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.