A ambição faz parte da vida de pessoas bem-sucedidas. A ambição é saudável pois nos empurra para frente. Quem quer crescer na carreira precisa alimentar uma certa ambição e procurar caminhos mais seguros que o levem para cima.
Mas para que as coisas aconteçam é preciso rebuscar o perfil profissional. Estudar: inglês, gestão de pessoas, gestão de conflitos, estratégias de mercado, garantia da qualidade, gestão da produção, liderança, oratória, entre outros. Naturalmente que isso leva um certo tempo e demanda investimentos, mas vale a pena.
Sucesso é a junção de oportunidade e preparo. Não adianta uma coisa sem a outra. O preparo basta ter atitude e correr atrás. E a oportunidade depende pouco da gente mas podemos atuar fortemente na criação de oportunidades dentro da empresa em que vivemos.
GERANDO OPORTUNIDADES
Dentro da própria organização pode-se criar oportunidade aumentando minha área de atuação. Contribuindo de forma proativa com o crescimento da empresa. Apresentando propostas, soluções, projetos, melhorias e assim por diante. Independente de ocupar ou não uma função de chefia.
Fora da empresa dá para criar oportunidades criando, alimentando e expandindo uma network sólida e confiável, que lhe permita acessar todo tipo de gente em todo lugar. Uma boa rede de relações opera pequenos milagres na nossa vida e na nossa carreira.
NÃO FUI PROMOVIDO POR NÃO TER SUBSTITUTO
Ao longo desse processo é bom lembrar de que junto com você há uma equipe e ela precisa crescer na mesma velocidade e proporção. E também é preciso que você desenvolva aquele qecom o tempo irá ocupar o seu lugar.
Isso mesmo, OCUPAR O SEU LUGAR. O chamado backup.
Conheço várias histórias de pessoas que perderam excelentes oportunidades de promoção por uma razão improvável: dentro da equipe não havia ninguém pronto para ocupar a função, ou seja, a pessoa cuidou de desenvolver somente seu perfil profissional e não se preocupou com sua equipe. De todas as formas ele não merece a promoção, pois um bom líder é altruísta e visionário e irá carregar consigo seus liderados e parceiros de equipe.